102º aniversário do Correio de Azeméis

Destaques Concelho

Eduardo Costa, diretor do Correio de Azeméis, juntamente com Sónia Oliveira, filha de Abel Oliveira, o assinante número um do Correio de Azeméis, sopraram as velas dos 102 anos

Encerramento das comemorações dos 100 anos

O Correio de Azeméis soprou as velas de mais um aniversário, já lá vão 102 anos desde o longínquo 05 de outubro de 1922. Assim, no passado sábado, viveram-se momentos de êxtase e emoção, onde mais de meia centena aplaudiu o centenário jornal e foi, ainda, agraciado, postumamente, o assinante número um do Correio de Azeméis.

Com o encerramento das comemorações do centenário do jornal Correio de Azeméis, que se realizaram na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, foram várias as surpresas ao longo da tarde. Reunindo amigos, leitores e diferentes entidades, os oliveirenses tiveram a oportunidade de comemorar esta data com pompa e circunstância. 
A cerimónia contou com momentos culturais e musicais proporcionados pela tuna feminina da ESSNorteCVP e o Coro da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis.

“Dos 102 anos do Correio de Azeméis, um terço eu acompanho com atenção, emoção e empatia. E ao contrário de mim, que encarno mais passado do que o futuro, ao Correio de Azeméis deslumbro muito mais futuro do que passado. Fundado no declinar da liberdade da Primeira República, fez resistência ao Estado Novo e á sua ditadura. Restaurada a liberdade e conciliado o 25 de abril de 1974, atribulações várias podiam ter custado a sua sobrevivência. Se ao longo deste tempo algumas opções empresariais tendiam arrastar o projeto editorial para patamares à margem da sua história e tradição, a instituição Correio de Azeméis teve o dom para saber reabilitar-se com determinação e, assim, ultrapassar o seu centenário, com orgulho e honra.”
Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis

“Estamos numa terra que sempre soube acarinhar a imprensa regional, foram muitos os jornais e publicações que entre os finais do século XIX e a atualidade surgiram. Infelizmente devido às dificuldades do dia a dia de cada época desapareceram quase todos. O Correio de Azeméis é, pois, um resistente, por isso Oliveira de Azeméis tem uma divida de gratidão com este órgão de comunicação social, que ao longo de todos estes anos aproximou as nossas freguesias, os nossos emigrantes e criou na comunidade um sentimento de pertença coletiva. Nas páginas de um jornal local ficamos a conhecer o que de bom se faz no concelho e conhecemos os aspetos que a comunidade quer ver resolvidos. Nas páginas do Correio de Azeméis mergulhamos na nossa história local, na opinião de muitas personalidades e confirmamos a atividade das nossas associações recreativas, culturais e desportivas ao longo destes anos. Nas páginas do Correio de Azeméis percebemos as mudanças políticas que ocorreram ao longo de todo o século XX e praticamente num quarto de século do XXI. ”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis 

“Estou aqui para apresentar os parabéns ao Correio de Azeméis, pelo 102º ano, que é uma presença semanal na minha vida, na nossa paróquia e sociedade, sempre importante. Estive na comemoração dos 100 anos, é sempre uma comemoração fundamental. (….). Eu quando cheguei a Oliveira de Azeméis, há seis anos, e passei a ler o Correio de Azeméis o que leio de imediato é a Helena Terra, sempre li os poemas. Não sabia quem era, mas percebi imediatamente que gostava de ler, não só aquela poesia, mas também para perceber como se escreve e o que se escreve e está atual. Parabéns e vou continuar a ler.”
Padre José Manuel Lima, pároco de OAZ
 

Sónia Oliveira é filha de Abel Oliveira, natural de Bustelo, S.Roque, que durante largos anos foi o assinante número um do Correio de Azeméis. Após o seu falecimento a sua filha assumiu esta assinatura e, neste sentido, das mãos do diretor Eduardo Costa, foi entregue uma placa distintiva deste marco. No momento da entrega Sónia Oliveira expressou a sua gratidão e referiu: “Esta também é uma forma de homenagear o meu pai. Era um leitor assíduo do Correio de Azeméis e fiz questão de ficar com a assinatura dele porque é uma forma de o homenagear.”  

A tuna feminina da ESSNorteCVP K’Rica Tuna atuou no encerramento das comemorações do centenário do Correio de Azeméis.

O coro da Universidade Sénior de OAZ foi o responsável por cantar os parabéns aos 102 anos de vida do jornal.

 

Exposição “As Memórias do Nosso Tempo” 
O artista oliveirense Abílio Guimarães e a sua arte também estiveram presentes no encerramento das comemorações do centenário do Correio de Azeméis. Com a já sua conhecida exposição “As Memórias do Nosso Tempo”, este conjunto de obras-primas premeiam as 19 freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis e retratam os locais mais emblemáticos de cada freguesia.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025