30 May 2022
Três troféus estiveram em disputa
As provas distritais de xadrez regressaram ao concelho de Oliveira de Azeméis, tendo o Centro Cívico Justino Portal, em Cesar, aberto as suas portas no dia 21 de maio aos quatro clubes da região – CA Téssera (S. João da Madeira), CX Colégio Português (Aveiro), CX Agrupamento de Escolas de Aveiro e Beira-Mar (Aveiro) – que disputaram este Campeonato Distrital de Semirrápidas em Equipas.
A abertura da prova foi feita pelo presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, que deu as boas-vindas aos cerca de 30 xadrezistas de todas as idades que se deslocaram até Oliveira de Azeméis para disputarem os três troféus em disputa.
Com cinco vitórias e somando 15 pontos, o CA Téssera (Equipa A) sagrou-se vencedor da prova, seguindo-se o Clube de Xadrez do Colégio Português, que apenas perdeu para os vencedores na derradeira e decisiva quinta ronda; no 3º lugar, o CA Téssera voltou a marcar presença, com a sua Equipa B, que somou 11 pontos (3 vitórias e 2 derrotas) ao fim das cinco rondas.
O vereador do Desporto, Hélder Simões, entregou os troféus aos vencedores e enalteceu a dinâmica desportiva do xadrez, fazendo votos que a modalidade volte a ganhar forças no concelho oliveirense.
No final da prova foi também entregue ao Beira-Mar o troféu de campeão de Aveiro 2021/2022, após ter vencido o Campeonato Distrital de Equipas Clássicas que se disputou esta época e onde participaram ainda o CX Colégio Português, o CA Téssera e o CX Agrupamento de Escolas de Aveiro.