28 Feb 2025
Cesar Balanço Autárquico Autárquicas 2025
Presidente da Junta de Freguesia de Cesar prevê que em 2025, o número de pessoas a passarem pela Casa da Gastronomia “duplicará”, em relação a 2024 [cinco mil pessoas].
> Casa da Gastronomia e Núcleo da Ruralidade deram nova vida à Casa do Monte
A antiga quinta da Casa do Monte é, desde outubro de 2023, a nova centralidade da freguesia de Cesar, um dos objetivos do legado de 12 anos do presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira.
Com a criação da Casa da Gastronomia na antiga padaria presente na quinta, bem como com a requalificação do Núcleo da Ruralidade, que acolhe exposições temporárias, o espaço ganhou uma nova vida tendo, durante o ano de 2024, recebido mais de cinco mil pessoas, e que Augusto Moreira prevê “que em 2025 este número mais que duplicará”.
Num investimento de cerca de 200 mil euros, o arranque da nova centralidade de Cesar aconteceu com apoios comunitários, conforme explicou o presidente da Junta de Cesar, em entrevista à Azeméis TV/FM.
“Nós tínhamos um objetivo, que era dotar Cesar de uma nova centralidade, com a aquisição de uma quinta da Casa do Monte e dos terrenos da Casa do Monte, compra que foi iniciada nos mandatos anteriores. O objetivo da Casa do Monte é um projeto grande, que não pode ser feito de uma só vez. Na altura, quando a junta de freguesia avançou ao abrigo de uma candidatura a ADRITEM, diziam que não se podia fazer nada daquilo [da quinta da Casa do Monte], no entanto, durante 2024 passaram cinco mil pessoas na Casa da Gastronomia”, começou por referir Augusto Moreira.
Atualmente a Casa da Gastronomia acolhe as várias atividades das associações cesarenses, bem como “de outras entidades externas, como particulares, que nos vão alugando a casa aos fins de semana, para fazer as suas festas”, explicou à Azeméis TV/FM, salientando que “esta é uma forma que nós temos de contribuir para a manutenção da casa. Neste momento as receitas que temos já cobrem as despesas que temos tido, portanto já é uma situação que é sustentável”.
As exposições no Núcleo da Ruralidade
Para além da Casa da Gastronomia, também foi criado o Núcleo da Ruralidade, um espaço que vai acolhendo várias exposições temporárias, tendo uma exposição permanente em alusão ao ciclo do milho.
“O objetivo é a exposição contínua, permanente, das alfaias agrícolas ligadas ao ciclo do milho, que em Cesar tem a particularidade de termos duas famílias, que fazem a broa como era feita antigamente, algo que não queremos perder. Temos a parte de cima que são para exposições temporárias, que já teve duas exposições e estamos a preparar uma outra que serve para divulgarmos a cultura artística da freguesia”, prosseguiu Augusto Moreira, à Azeméis TV/FM.
Zona de lazer e exercício físico
Para o futuro, está reservado um espaço de lazer e de exercício físico, que fará parte do percurso pedestre de Cesar.
“Estamos neste momento a fazer o parque de lazer, que está quase feito, com um parque de merendas e um palco exterior para atividades. Estamos agora a limpar o terreno todo para definirmos um circuito de manutenção com cerca de 800 metros, onde vai ter alguns aparelhos de ginástica, iluminação e que fará parte do percurso pedestre de Cesar. Falta também fazer um loteamento, já temos o projeto, mas, neste momento, pelo PDM não ter saído, nós ainda não podemos concluir”, concluiu o autarca cesarense.