12 Sep 2025
Rui Monteiro candidata-se por Pindelo
> Rui Monteiro (AD- PSD/CDS)
Em Pindelo, Rui Monteiro apresenta-se como candidato da Aliança Democrática (AD - PS/CDS), depois de ter exercido funções como presidente da Assembleia de Freguesia da extinta União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo. Na entrevista à Azeméis TV/FM, falou da experiência adquirida, das fragilidades sentidas no exercício do cargo e das prioridades que quer implementar.
Como se apresenta nesta candidatura. “Não estou sozinho: comigo está uma vasta equipa pronta a trabalhar pela freguesia e a fazer a diferença em todos os lugares. A nossa missão é clara: colocar a população em primeiro lugar.”
Sobre a experiência adquirida na Assembleia. “É verdade que foi um processo difícil a agregação e depois a desagregação. Mas devo enaltecer o trabalho que foi feito, até pela comissão que conduziu a extinção. Aprendi que, numa freguesia, não podemos pensar apenas em partidos ou cores políticas: temos de pensar em pessoas, nas suas tradições e necessidades. O que está em causa é o território e o futuro da população.”
O porquê desta mudança política. “Para mim nunca estiveram em causa partidos, mas sim pessoas. A freguesia precisa de desenvolvimento, modernização e reabilitação. As pessoas querem ser ouvidas, querem alguém próximo, capaz de escutar, decidir e resolver. É isso que me motiva.”
O que faltou nos últimos anos. “Muitas decisões foram impostas sem ouvir a população. Dou exemplos: obras na zona industrial de Pindelo, no saneamento ou na Rua dos Combatentes. Em vários casos, os moradores não foram consultados e acabaram prejudicados. Os projetos até podem ser bons, mas se não respondem às reais necessidades, falham.”
O que deferencia a sua candidatura. “A primeira é simples: ouvir antes de decidir. Queremos uma junta próxima, com um plano de atendimento regular em todos os lugares da freguesia. Qualquer cidadão deve saber que pode apresentar uma proposta ou preocupação e que ela será avaliada. Um executivo eficaz tem de trabalhar de forma organizada, planeada e em articulação com a população.”
Mensagem final aos eleitores. “Queremos uma junta transparente, participativa e próxima. Pindelo não pode sentir-se abandonado. A freguesia somos todos nós e todos merecem atenção. O nosso compromisso é trabalhar com seriedade, dar voz às pessoas e transformar preocupações em soluções concretas.”