No dia 29 de julho, junto ao Centro Cívico de Fajões
A Associação Cultural e Recreativa de Fajões (ACREF) celebrou 39 anos de existência, no passado dia 29 de julho. A coletividade, que renasceu este ano, ao fim de 10 anos de paragem, sem atividade, voltou após um esforço de vários fajonenses, com o apoio da junta de freguesia e câmara municipal.
Marco Pinho, atual presidente da direção da ACREF, em declarações à Azeméis TV/FM, referiu que este não é apenas o regresso da coletividade, “mas sim, o reativar da parte cultural e recreativa de Fajões, onde tentamos dinamizar a Freguesia”, começa por dizer.
“A iniciativa partiu por parte da junta de freguesia e o apoio deles foi fundamental, e continuam a dar-nos algum apoio, para continuarmos a crescer. Esperemos que corra tudo bem, e que exista muita afluência”, prosseguiu à Azeméis TV/FM.
Nesta mesma festa estiveram presentes algumas outras coletividades da freguesia, desde associação de pais, o rancho e a comissão fabriqueira. Uma noite caracterizada pela boa disposição, porco no espeto e karaoke.
Óscar Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Fajões, aos microfones da Azeméis TV/FM, também exaltou o renascer de uma coletividade “essencial para o desenvolvimento da freguesia”, sendo que, “foi um dos compromissos que o executivo assumiu, quando se candidatou pela primeira vez a esta junta de freguesia”, vincou.
“Lançamos vários desafios, entre encontrar um espaço em que se pudessem fixar, até juntar pessoas com dinamismo, que pudessem levar a bom porto a associação, onde encontramos uma equipa capaz de começar este processo e que tenham muitos anos de vida”, finalizou o autarca da freguesia, em declarações à Azeméis TV/FM.
“Estamos a falar de uma dupla satisfação, em primeiro estamos a recuperar a normalidade do nosso movimento associativo. E neste caso concreto da ACREF, onde estamos a celebrar o 39º aniversário depois de um interregno de 10 anos, a satisfação é redobrada. É mais uma associação ao dispor da cultura Fajões e do nosso concelho.”
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal
“Parabéns pelos 39 anos. Isto é sinal que o movimento associativo e recreativo no município e pelo país foram está com ganas de reaparecer. É mais um pretexto e bom pretexto para vir a Fajões, a vida da comunidade está a reagir bem e fico feliz por isso.”
Amaro Simões, presidente da Assembleia Municipal