26 Sep 2025
A estratégia da AECOA volta-se agora também para a internacionalização
> Reforço da estratégia de internacionalização dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar
Neste mês, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) marcou presença em dois dos mais importantes certames internacionais para indústria alimentar e das bebidas: a SIEMA Food Expo, realizada em Casablanca (Marrocos), de 09 a 11 de setembro, e a Drinktec, em Munique (Alemanha), ainda a decorrer até sexta-feira, dia 19. Nesta última, esta Associação Empresarial leva cinco PME da região, no âmbito do seu projeto de internacionalização ESIIA_International, cofinanciado por Compete 2030/Feder, através do organismo intermédio – AICEP.
A participação da AECOA na feira da Casablanca teve como objetivo a prospeção e estudos de benchmarking do mercado marroquino, criando oportunidades de entrada e expansão para as PME portuguesas da fileira empresarial a montante e a jusante da Indústria alimentar. Durante os três dias, foram estabelecidos numerosos contactos e intercâmbios, que redundaram em excelentes novas perspetivas de negócio.
Poucos dias após esta ação em Marrocos, a AECOA seguiu para a Alemanha, desta vez na companhia de cinco PME portuguesas. Destino: DRINKTEC 2025, considerada a maior feira mundial da indústria de bebidas e alimentos líquidos, evento que decorreu de 15 a 19 de setembro na Messe München, reunindo os principais players globais do setor.
Internacionalização
A presença da AECOA na SIEMA e na DRINKTEC, neste mês de setembro, evidencia uma estratégia clara de aposta na internacionalização, na inovação e na abertura de novos mercados para as PME portuguesas.
“Participar nestes dois certames internacionais em tão curto espaço de tempo reforça o nosso compromisso com as empresas oliveirenses e, de um modo geral, portuguesas da fileira ESIIA para a Indústria Alimentar. A prospeção em Marrocos na SIEMA e a presença em Munique na Drinktec permitem-nos abrir ciclos de relações negociais e comerciais, internacionalmente, bem como expor o quanto de excelência, ao nível da inovação e da competitividade, já se produz em Portugal. O nosso caminho vai nesse sentido, ou seja, pretendemos, nomeadamente com o nosso projeto ESIIA_International, traduzir a nossa ação e a dinâmica dos nossos empresários em oportunidades concretas”, refere António Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA, que ainda se encontra em Munique a acompanhar as PME na DRINKTEC.