Afonso Azevedo sonha ser piloto profissional

Desporto

Jovem de Santiago Riba-Ul ambiciona o Top 10

Afonso Azevedo tem 12 anos e o sonho de ser piloto profissional de automobilismo. O jovem, natural de Santiago de Riba Ul, experimentou pela primeira vez um kart (de aluguer), em agosto do ano passado, em Portimão, e, apesar de conduzir devagar, saiu da experiência com um sorriso de ‘orelha a orelha’. A partir daí, nunca mais parou.
Como em casa já tinha confidenciado a sua profissão de sonho, os pais trataram de perceber onde e de que forma poderia dar o primeiro passo. “Assim, e após alguma pesquisa, entrámos em contacto com uma equipa no início de agosto, onde ficou agendado um teste (num kart de competição) e, no final desse mês, as primeiras impressões foram boas”, contou ao Correio de Azeméis o seu pai, João Azevedo.
Em setembro, a família deslocou-se ao kartódromo do Bombarral, onde se iria realizar uma prova do CPK (Campeonato Portugal Karting) para conhecer ‘in loco’ toda a equipa e estrutura. Afonso Azevedo entrou na Racing, Academy & Competition (RAC) e começou os treinos no início de outubro de 2021.
Em fevereiro deste ano, o jovem teve a sua estreia na categoria X30 mini onde participou no Open de Portugal em Viana do Castelo, seguindo-se os CPK de Viana do Castelo, Leiria, Portimão, Baltar e em setembro termina o CPK no Bombarral. Em outubro encerra a época com a participação na Taça de Portugal em Braga. “Se é verdade que lhe falta experiência também é verdade que tem muita vontade, empenho e tem demonstrado grande margem de progressão”, constatou o pai, João Azevedo, reconhecendo que este é “o ano de aprendizagem, o ano de assimilar técnicas, formas de abordar os vários momentos da corrida, as pistas, etc”. “O início foi atribulado, o que é normal, mas a cada corrida que passa, o Afonso vai estando mais à vontade e acompanhando os mais experientes e rápidos durante muito mais tempo durante as várias voltas de cada corrida, com uma grande atitude nunca desistindo apesar das contrariedades que lhe vão surgindo. A evolução tem sido real e sistemática”, acrescentou o pai. 
Neste momento, Afonso Azevedo ocupa o 11º lugar (em 13) e ambiciona terminar no Top 10 no seu ano de estreia. Na época de 2023, o jovem piloto vai subir de escalão para a categoria de Júnior e terá à sua espera um kart maior e com um motor mais potente. Em todo este processo de aprendizagem e evolução, Afonso Azevedo tem tido a ajuda de toda a equipa, em especial do mecânico que o acompanha, Eduardo Pinto.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Rugas contaram histórias na Festa da Família
24/05/2025
João Manuel Ribeiro foi o primeiro escritor a apresentar-se
24/05/2025
Alunas mostraram o amor pela água e venceram
24/05/2025
Um ferido em colisão entre três carros
23/05/2025
Está aberta a I Feira do Livro Ferreira de Castro
23/05/2025
Câmara Municipal quer avançar com a construção de mais postos de carregamento elétrico no futuro
22/05/2025
Procedimento concursal para requalificação da escola de Sto. António previsto para junho
22/05/2025
Pavilhão da Noz: “Vamos ter condições para lançar o concurso ainda este ano”
22/05/2025