Rúben Tavares, dos cursos profissionais, e Ana Joana Oliveira, na vertente dos cursos científico-humanísticos, foram os melhores alunos da Escola Secundária Ferreira de Castro no ano lectivo 2024/2025.
Cerimónia distinguiu os melhores alunos do ano letivo 2024/2025
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, homenageou na passada sexta-feira os alunos que mais se destacaram pelo desempenho académico, pela condu-ta exemplar e pelo mérito desportivo. A cerimónia decorreu na Sala Polivalente Ivone Ferreira.
A entrega dos prémios de mérito do Agrupamento Ferreira de Castro voltou a encher de or-gulho professores, pais e alunos. A sessão, organizada em vários momentos ao longo da tarde e noite, distinguiu estudantes do 5.º ao 12.º ano e marcou o reconhecimento público daqueles que se destacaram não apenas pelas notas, mas também pelos valores e pela atitude.
Na intervenção de abertura, Elisabete Tavares, diretora do agrupamento, sublinhou que o mérito é um conceito que vai muito além dos resultados escolares. “Mais do que o sucesso individual, queremos que cada aluno compreenda o valor de cuidar dos outros e de fazer parte de uma comunidade”, referiu, destacando a importância dos laços humanos na cons-trução da escola pública.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal e vereador da Educação, Rui Luzes Cabral elogiou o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento Ferreira de Castro e recordou o papel transformador da escola no desenvolvimento das novas gerações. O autarca apelou a uma visão solidária do sucesso, lembrando que o mérito é também um compromisso com a sociedade.
Envolvendo centenas de alunos, a entrega dos prémios de mérito académico, de conduta exemplar e de mérito Desportivo foi feita pelas mãos de professores e diretores de Turma. Entre aplausos e fotografias, muitos alunos acompanhados de familiares viveram um momento de partilha e orgulho.
MÉRITO COM OS OUTROS| “Reconhecer o mérito é reconhecer o trabalho diário dos professores, das direções e, muito importante, das famílias. Procurem o mérito, não o mérito pelo mérito, não procurem o mérito só para vocês, mas procurem o mérito com os outros, não à custa dos outros. Dessa forma conseguimos construir uma sociedade mais solidária, preparada para os desafios do mundo moderno.”
Rui Luzes Cabral, vereador da Educação
APRENDER EM COMUNIDADE| “Mérito é ter valor, e quem tem valor no seu serviço, seja aluno, professor ou pai, tem direito ao reconhecimento. Ser aluno de mérito é ter valores: é cuidar de si e dos outros, respeitar, ajudar, compreender e saber ouvir antes de julgar. Quem ensina aprende, e quem aprende também ensina. É este o verdadeiro espírito de uma escola com mérito.”
Elisabete Tavares, diretora do Agrupamento
MÉRITO DE MUITOS| “O prémio de mérito não é só para nós, mas também para todos aqueles que nos acompanharam e nos atuaram durante toda esta caminhada. Para alguns, sete anos se passaram, para outros cinco, para outros seis, anos de empenho, anos de muito trabalho, especialmente para os do secundário. Não é o caminho que seguimos que determina o nosso valor, mas sim a forma como percorremos o caminho, com audácia, com esforço e com propósito”.
Francisco, aluno finalista
UMA CASA QUE FOI NOSSA| “Cá, eu posso dizer que aprendi muita coisa, conheci pessoas incríveis, e que a Ferreira vai estar sempre uma no nosso coração. Porque sabemos que, sempre que nos faltar alguma coisa, sabemos que quando voltarmos cá, vamos ter sempre alguém para nos ajudar, ou para nos dar um abraço de acolhimento, porque é mesmo isso que a Ferreira representou para todos nós: uma casa que foi nossa durante todos estes anos”.
Mariana Gonçalves, presidente da Associação da Estudantes
HÁ ESCOLAS QUE ENSINAM A VOAR| “Há uma frase de Rubem Alves que diz que “há escolas que são gaiolas e há escolas que ensinam a voar. Eu sei que a Ferreira de Castro vos ensinou a voar, portanto, voem, sem medo, atrás dos vossos sonhos. Não desistam. Sejam felizes.”
Teresa Jesus, professora
ESCOLHAM O VOSSO DESTINO| “Estou grata por tudo aquilo que aprendi com vocês. E, parabéns. Vocês vão ingressar ou no mercado de trabalho, ou na universidade… Escolham, de facto, o vosso destino. Vocês é que têm que o escolher. E não desistam. Há entraves, vão ter inúmeros ao longo da vossa vida, mas vocês façam disso um incentivo para perseguir e a conseguir para conquistar os vossos sonhos.”,
Ilda Figueiredo, ex-diretora do Agrupamento
SEJAM FELIZES| “É com muita honra que ajudamos e comparticipamos a escola com estes prémios de mérito Desejamos as maiores felicidades àqueles que irão estudar e àqueles que irão trabalhar. Façam-no sempre da maneira como vocês querem, porque só assim serão felizes, só assim serão pessoas realizadas e só assim poderão ter uma boa vida. Porque a escolha é vossa, a escolha não é de mais ninguém. Muito sucesso para todos vocês e sejam felizes”.
Mónica Devesa, presidente da Associação de Pais
SOZINHOS NÃO CONSEGUIMOS FAZER NADA| “O ensino secundário não é um percurso de uma pessoa, nem duas, nem só daquela turma, acho que é um percurso de toda a escola porque nós sozinhos não conseguimos fazer nada e precisamos da ajuda uns dos outros e também ter o outro em consideração para podermos também ser respeitados e para também podermos ser respeitados não só pelo meio de estar dentro da escola, mas também por tudo o que nos espera na universidade e também pelo nosso mundo profissional.
Ana Joana Oliveira, finalista