17 Apr 2024
Programa pretende sensibilizar, alertar e informar os alunos e a comunidade para a importância da sustentabilidade.
> Durante a semana vão ser várias as atividades nesta temática
A Escola Básica e Secundária de Fajões promove durante esta semana, 15 a 19 de abril, a 2ª edição das Jornadas Pedagógicas, tendo o tema deste ano sido “Sustentabilidade: do conceito à práxis”.
Organizado pelos alunos do 12° ano de EMRC, API B, Economia C e Biologia C, o objetivo é sensibilizar, alertar e informar os alunos e a comunidade para a importância da sustentabilidade e de que forma é que ela deve ser alcançada.
No primeiro dia, além da sessão de abertura, que contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas de Fajões, Camilo Silva, o vereador da câmara municipal, Rui Luzes Cabral e um dos professores que acompanha esta iniciativa, Hugo Almeida, foi feita ainda a inauguração de um espaço verde na escola e de um mural pintado pelos alunos.
Nos dias 16 e 18 de abril, o evento contará com palestras, sendo que as mesmas “serão à volta da sustentabilidade e cada orador virá falar sobre um ponto específico”, referiu Lara Moreira, uma das alunas organizadoras em declarações à Azeméis TV/FM. No dia 17 de abril, irá ser feita uma exposição de uma escultura da professora da escola, Ana Costa, e a apresentação de um vídeo com um resumo desta iniciativa. Já no dia 19 de abril, último dia das Jornadas Pedagógicas, haverá uma apresentação de um documentário sobre a sustentabilidade no dia-a-dia escolar, feita por alguns alunos do 12º ano.
Maria Oliveira, outra das alunas do 12º ano que organizou estas jornadas, referiu em declarações à Azeméis TV/FM que a escolha do tema partiu da parte dos professores, “que foi um tema que discutiram entre eles”. A organização, está também a desenvolver um projeto que engloba as pré-escolas e as primárias do agrupamento, onde “estamos a explicar para eles o que é a sustentabilidade”.
“É muito importante a forma como se envolveram. Também é interessante ver as dificuldades que eles tiveram e começarem a percecionar como é que devem fazer. É uma forma de eles serem cidadãos e perceberem que podem fazer a diferença”
Camilo Silva, diretor do Agrup. Escolas de Fajões
“Fico extremamente satisfeito por os alunos se organizarem e considerarem que é importante passarem do conceito à prática, perceberem quais são as dificuldades do mundo em que vivemos. Porque não tenham dúvidas, se vocês não se guiarem num mundo mais sustentável, ele não vai aparecer por aí se não fizerem nada para isso”
Rui Luzes Cabral, vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Não fiquem com a sustentabilidade só nesta semana, o grande objetivo é que ela passe, eu acho que já passou, para o dia-a-dia, para as mais diferentes situações. Se for assim, ganhamos todos”
Hugo Almeida, professor responsável pelo programa