17 Feb 2025
Alunos do primeiro ciclo da EB1 nº2 (Lações), no âmbito do projeto “Faz da tua escola um viveiro”, plantaram 200 carvalhos, 200 medronheiros, 50 azereiros e 50 folhados
No Parque de La Salette
Promovido pela Lousitânea-Liga dos Amigos da Serra da Lousã e a Fundação Benfica, ao qual o município se associou, o projeto "Faz da tua escola um viveiro" juntou os vários alunos do primeiro ciclo da EB1 nº2 (Lações), que plantaram 500 espécies de árvores autóctones, no Parque de La Salette, no passado dia. Da iniciativa resultou a plantação de 200 carvalhos, 200 medronheiros, 50 azereiros e 50 folhados.
Desde 2017, a Lousitânea desenvolve o projeto “Faz da tua escola um viveiro” junto de escolas do primeiro ciclo em municípios afetados pelos incêndios na região Centro. Oliveira de Azeméis foi fortemente afetada pelos incêndios de setembro de 2024, recebendo assim a proposta para aderir à iniciativa. Jorge Miranda, diretor da Fundação Benfica, referiu que “estas atividades têm um caráter simbólico, mas, o que se trata aqui não é apenas reflorestar, é sobretudo induzir e mudar comportamentos.”
O vereador do ambiente, Rogério Ribeiro, interveio, deixando “um agradecimento especial às entidades que tornaram esta ação possível e que tanto contribuem para zelar pelo futuro.” Terminou ainda referindo que “não vamos somente plantar árvores, vamos plantar futuro para que as nossas crianças tenham um planeta melhor que nós.”
“Somos nós que apanhamos as sementes, que ajudamos a conhecer o frio da serra para poderem depois conhecer a temperatura sem ser fora de estufa, e todo este trabalho com o projeto da Fundação Benfica, nada melhor do que árvores autóctones a reflorestar zonas que foram vítimas de incêndios ou também de cortes rasos. Este ano conseguimos o contacto com a Câmara de Oliveira de Azeméis, o que nos deixou bastante felizes, porque de facto o trabalho aqui desenvolvido é em parceria também com eles.”
Raquel Lucas, responsável pelo projeto da Lousitânea-Liga dos Amigos da Serra da Lousã
“Tudo começou com uma candidatura que a nossa divisão de sustentabilidade fez ao projeto. (…) E o nosso município foi escolhido para esta ação de reflorestação muito por conta dos incêndios do ano passado. Tínhamos aqui um local [no Parque de La Salette] que estávamos a acabar de desinfestar, estava uma encosta completamente infestada por árvores que não são nossas, e então queríamos repor aqui as árvores autóctones, então, foi quase ouro sobre azul e ao mesmo tempo promover junto a estas crianças o sentido de responsabilidade e da necessidade de termos uma floresta mais ordenada, mais resiliente.”
Rogério Ribeiro, vereador da câmara municipal
“Fiquei muito contente por a Casa do Benfica de Oliveira de Azeméis se associar a este grande evento que se está aqui a realizar no Parque de La Salette e ver estes miúdos todos contentes por estarem a festejar também este dia da plantação de árvores.”
Carlos Mesquita, presidente da Casa Benfica de O. de Azeméis