AMTSM quer devolver rio Ul às pessoas

Concelho Ul

> Portugal 2030 irá financiar obra na ETAR do Salgueiro

A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) explicou, através de um comunicado enviado ao Correio de Azeméis, o plano de ação para a reabilitação integral da ETAR do Salgueiro, responsável, de acordo com a mesma associação, pela introdução de espuma no caudal do Rio Ul.
Ciente e a acompanhar a situação que os moradores de Oliveira de Azeméis enfrentam, conforme refere a AMTSM no comunicado, “Janelas que não se abrem. Refeições adiadas ao ar livre. Um rio que deixou de acompanhar a vida da comunidade”, a Associação revela que, graças ao financiamento do Portugal 2039, vai iniciar a reabilitação total da ETAR do Salgueiro, identificada como causadora dos problemas que têm afetado o Rio Ul.
Nesta reabilitação, num investimento estimado de 32 milhões de euros, está prevista uma nova linha de tratamento, a valorização de subprodutos, produção de energia própria, através de recurso a painéis solares, reforço da eficiência energética e descarbonização e a integração de soluções de economia circular.
Para além do esforço técnico, em obra, a AMTSM revelou uma vontade em aumentar a transparência da sua comunicação, estando a desenvolver medidas como produção de flyers informativos e posterior distribuição, bem como atualizações regulares no site partilhando a evolução do projeto.
Apesar de garantir estarem “finalmente reunidas as condições para avançar”, conforme se lê no comunicado, a AMTSM não coloca prazos ou datas para o arranque da obra na ETAR do Salgueiro.
Recorde-se que as ETAR de Oliveira de Azeméis, Salgueiro e Ossela, estão sob alçada da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, da qual fazem parte os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.

 

A Associação de Município toma posição

A AMTSM plena consciência do que os moradores têm vivido

O Rio Ul tem vindo a exigir intervenção há vários anos.

A atual ETAR do Salgueiro já não responde às exigências ambientais

Através da oportunidade de financiamento no Portugal 2030, será possível a reabilitação integral da ETAR do Salgueiro

Agora, a resposta está em marcha e é aquela que a comunidade merece.

Este é um momento determinante para o futuro ambiental da região e para o reforço da confiança da população nas respostas públicas.

AMTSM está e empenhada em garantir que esta reabilitação decorra com celeridade, eficácia e proximidade com os cidadãos.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Jorge Melo Almeida é candidato à Junta de Freguesia de Carregosa
31/07/2025
Preparação do andor de Nossa Senhora de La Salette: “Eu inspiro-me nas pessoas"
31/07/2025
Avelino Bastos de saída do hóquei da Oliveirense
31/07/2025
Visão de futuro (PS)
31/07/2025
Trabalhar Para Mudar (BE)
31/07/2025
Politicamente (in)correto (CHEGA)
31/07/2025
Contraditório (PSD
31/07/2025
Rosa Alves é candidata à Junta de Freguesia de Cesar
30/07/2025