10 Sep 2025
A Fadista Oliveirense lança o seu primeiro álbum, Laço
O Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis vai ser o palco do lançamento do “Laço”, o primeiro álbum da fadista Ana Margarida Prado, no próximo dia 20 de setembro.
Natural de Oliveira de Azeméis, Ana Margarida recorda com emoção as tertúlias musicais da infância, vividas em casa, ao som do fado partilhado pela mãe e pela irmã. A paixão pela música levou-a a pisar um palco pela primeira vez ainda em criança, no auditório da Junta de Freguesia, e uns anos mais tarde a conquistar o Prémio Revelação em 2008, num espetáculo de homenagem à fadista Fernanda Batista.
É Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação e dedicou-se totalmente ao fado nos últimos 10 anos. Passou pela cidade do Porto, onde começou a cantar aos fins de semana, e há 13 anos vive em Lisboa, onde é fadista residente no Museu do Fado.
Sobre o álbum de estreia, a artista revela que quis criar um trabalho que a orgulhasse, rodeando-se “das pessoas que mais admira” para dar corpo ao projeto. Com letras do poeta João Monge, define este disco em 3 palavras, “Paizão Amor e Dedicação”.
“Há um grande desejo de me apresentar aqui, na minha terra. Cantar para os meus conterrâneos, os meus amigos, os meus pais, aos amigos dos meus pais”, partilha, ansiosa pela noite de estreia. Ana Margarida promete um espetáculo especial, com algumas surpresas, e espera encher a sala do TeMA, cuja bilheteira “tem já bons indicadores”.