4 Nov 2025
Ângelo Silva diz que quer liderar "um governo autárquico acessíve, justo e comunicativo"
Cesar > Novos órgãos autárquicos tomaram posse
A Freguesia de Cesar iniciou um novo ciclo autárquico com a tomada de posse dos eleitos locais para o mandato 2025-2029. Ângelo Silva assumiu a presidência da Junta, sucedendo a Augusto Moreira, enquanto Carlos Costa Gomes foi reconduzido na presidência da Assembleia de Freguesia.
A sessão solene de instalação dos novos órgãos autárquicos da Freguesia de Cesar decorreu no Salão Nobre da Junta, onde oram empossados os membros do executivo, presidido po+r Ângelo Fernando da Rocha e Silva (IC), tendo como secretária Maria do Rosário Santos e tesoureiro Paulo Azevedo da Silva.
Na Assembleia de Freguesia, liderada por Carlos Costa Gomes (IC), foram eleitas Nídia Ferreira e Margarida Godinho para primeira e segunda secretárias. A composição do restante deliberativo fecha com Maria Margarida Rocha Godinho, José Augusto da Silva Azevedo, Sílvia Maria Melo de Oliveira , Ana Rita Oliveira Santos e António Manuel de Oliveira Jorge (todos da IC) e Maria Rosa Alves e Celso Tavares Moreira (da CDU).
A sessão foi ainda marcada pela despedida do presidente cessante, Augusto Moreira, que viu descerrada a sua foto no salão nobre da Junta.
“Assumo este cargo com humildade, sentido de responsabilidade e profundo respeito pela história da freguesia. A minha ambição é que este mandato seja um período de sucesso coletivo, com rigor, proximidade e participação cívica. Vamos trabalhar em conjunto para resolver as questões mais pequenas e avançar com projetos estruturantes, como o novo posto da GNR, a requalificação da Casa do Monte e a Praça da Liberdade. Queremos um governo autárquico acessível, justo e comunicativo, determinado em dar o melhor de si por Cesar e pelos cesarenses. A nossa ação começa hoje e só terminará daqui a quatro anos. Todos sabemos que temos um longo e exigente desafio pela frente, mas estou convicto que conseguiremos executar o nosso plano estratégico”
Ângelo Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Cesar)
O voto não tem preço, mas tem consequências. A confiança que os cesarenses depositaram em nós é uma responsabilidade de construir uma comunidade mais justa, solidária e próxima. Somos grandes quando não perdemos o que somos, mesmo quando ganhamos. A Assembleia é a casa da democracia local, deve funcionar com transparência, urbanidade e rigor, assegurando o equilíbrio e a colaboração institucional com a Junta de Freguesia. Decidir bem, a bem da gente de Cesar, é o nosso dever. A missão da Junta e da Assembleia é um serviço que se presta à freguesia de Cesar, pelo bem que fazemos e pelo respeito com que servimos.”
Carlos Costa Gomes (presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar)
“Agradeço o convívio e o respeito de todos ao longo destes anos. Desejo ao novo executivo um bom mandato e espero que consigam cumprir as promessas feitas. Estaremos sempre disponíveis para colaborar quando for preciso e para discordar quando for necessário. Continuaremos a lutar por aquilo de que Cesar precisa, com espírito construtivo e responsabilidade. O importante é que, quando não estivermos de acordo, saibamos entender-nos e continuar a trabalhar pelo bem comum.”
Rosa Alves, eleita da CDU
“Fiz o que pude e tenho a consciência tranquila de ter trabalhado por Cesar e para Cesar durante estes 12 anos. Quero deixar uma palavra de encorajamento ao novo executivo e à nova Assembleia, desejando-lhes um bom mandato. Estarei sempre disponível para ajudar quando precisarem.”
Augusto Moreira (presidente cessante da Junta de Freguesia de Cesar)