Em
Correio de Azeméis

29 Jun 2025

Arquitetura, Literatura e Cidadania: um tributo aos mestres

Pindelo Concelho

“Fico sempre feliz de estar de volta à minha terra: costumo dizer que sou um oliveirense do Porto e um portuense de Oliveira de Azeméis”, declara José Gomes Fernandes, em entrevista

Novo livro de José Gomes Fernandes foi apresentado na BMFC

"Arquitetura - Literatura e Cidadania" é o título do novo livro do arquiteto oliveireinse. Segundo o autor, a obra é uma reflexão sobre o percurso profissional de alguns dos grandes nomes da arquitetura portuense e portuguesa.

Natural de Pindelo e residente no Porto, o arquiteto José Gomes Fernandes regressou ao concelho natal para apresentar a sua última obra: "Arquitetura - Literatura e Cidadania", uma compilação de crónicas escritas, entre setembro de 2016 e junho de 2018, para o quinzenário “As Artes entre as Letras”. Nelas, o autor reflete sobre o percurso profissional de um conjunto de reconhecidos arquitetos portugueses, desde Álvaro Siza Vieira a Fernando Távora e Viana de Lima.

Em entrevista ao Correio de Azeméis, Gomes Fernandes explicou que, para além de conter pensamentos sobre a influência que a cidadania, a arquitetura e a literatura exercem entre si, as páginas constituem também um tributo. “Esta obra é uma homenagem que faço a grande parte dos meus professores, que foram todos excelentes e com quem aprendi muito. No fundo, foram os professores do modernismo portuense e português”, sublinhou.

Não foi a primeira vez que o arquiteto oliveirense apresentou uma obra sua na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Há cerca de dois anos, Gomes Fernandes apresentou o livro “O Carrossel da Aventura” no mesmo auditório e o autor dá conta de que não tem intenções de parar de escrever. “Já tenho 15 livros e escrevo muito. [Talvez escreva outro livro], mas não sei quando. Sempre que [tiver algo para apresentar] venho até Oliveira de Azeméis, porque o meu coração está aqui”, admite.

A apresentação do livro contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, e da advogada Helena Terra.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Faleceu o padre Albino Fernandes
28/11/2025
Três décadas de adaptação e parceria no coração da indústria
28/11/2025
CENFIM consolida papel estratégico na formação técnica
28/11/2025
Mário Rebelo: “Foram os moldes que trouxeram a tecnologia para Portugal”
28/11/2025
Moldoplástico: o berço da pujança industrial do concelho
28/11/2025
Um pinheirense entre os Campeões do Mundo por Portugal
27/11/2025
GNR de Oliveira de Azeméis desmantelou rede de tráfico
27/11/2025
Forças policiais e familiares procuram idosa desaparecida desde ontem
27/11/2025