4 Apr 2022
Por falta de licenças e autorização das autoridades competentes
A tradicional corrida de cavalos, no Largo de Alumieira, em Loureiro, não se vai realizar este ano, e por essa mesma razão o ‘Arraial da Páscoa’ também não vai acontecer. Estes eventos não se realizam devido à falta de autorização e licenças, por parte das autoridades competentes.
O presidente da Junta de Freguesia de Loureiro, José Queirós, contactado pelo Correio de Azeméis, explica que não é uma responsabilidade apenas institucional, e que a maior parte das pessoas que participam com os seus cavalos muitas vezes não têm os documentos e as licenças em dia do animal.
“Devido à pandemia Covid19, e cujas restrições só foram levantadas em meados de fevereiro, não foi possível reunir atempadamente junto da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), as licenças necessárias para dar cumprimento às condições sanitárias para a participação de equídeos em corridas”, refere o presidente da junta de freguesia.
José Queirós explica ainda que também por questões de segurança, as quais a junta de freguesia não podia garantir totalmente, o evento não se realiza.
“Informo também que para além destes requisitos, terão que ser cumpridos outros, para a segurança de pessoas e animais, que envolvem valores muito avultados para o orçamento da junta de freguesia. Fica a promessa de que estamos já a trabalhar para que no próximo ano esta tradição tão antiga da nossa freguesia possa ser retomada”, finalizou José Queirós.