16 Sep 2025
Iniciativa Liberal Autárquicas 2025
Nelson Alves
> Nelson Alves (IL)
Nelson Alves, candidato pela Iniciativa Liberal (IL) à Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, esteve no passado dia 10 de setembro, nos estúdios da Azeméis TV, onde apresentou a sua candidatura à Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis.
Quem é o candidato? “O meu nome é Nelson Alves, tenho 40 anos e vivo em Oliveira de Azeméis desde 21 de setembro de 2013. Sempre trabalhei aqui na zona e nunca senti vontade de sair. Esta é a minha casa. Quero que os meus filhos tenham tanto orgulho em viver aqui como eu tenho. (…) Quando vim viver para cá, senti-me imediatamente parte da comunidade.”
A decisão de candidatar-se. “Comecei a ler os programas dos novos partidos e identifiquei-me completamente com o da Iniciativa Liberal. (…) Sempre me identifiquei mais com a direita, com uma economia pujante, que desse oportunidades às pessoas. (…) Senti que era altura de me envolver, de fazer parte da mudança, de trazer algo diferente para a política local. (…) Se ficarmos só a criticar de fora, nada muda.”
Como avalia a política atual. “O Estado fica com muito dinheiro dos nossos impostos e depois não retribui ao contribuinte em serviços. (…) Os partidos tradicionais ficaram prisioneiros desse sistema e não querem mudar. (…) É preciso coragem para cortar desperdícios e para dar mais liberdade às pessoas. (…) Temos de ter políticos que façam perguntas, que fiscalizem, que exijam resultados.”
As prioridades. “Manutenção não é sexy. (…) O que podemos prometer é fiscalização — que as coisas estejam a funcionar. (…) A Câmara tem um orçamento, as freguesias também, e têm que o executar. (…) Não faz sentido haver dinheiro e não haver obras. (…) As pessoas pagam impostos, merecem ver retorno na sua rua, no seu bairro, na sua cidade.”
Reconhecimento da Iniciativa Liberal. “As pessoas sentem falta das nossas ideias. Estão a colocá-las noutros partidos que se apropriam dessas ideias. (…) Temos de mostrar que as ideias são nossas e que somos a alternativa certa.
Mensagem final aos eleitores. “Eu estou a trabalhar não é para o 12 de outubro de 2025. (…) Estou a trabalhar para quando a minha filha ou o meu filho tiverem 18 anos. (…) Peço às pessoas que votem com consciência, que pensem no futuro e não apenas no presente.”