Atividades da Quaresma com adesão “em massa”
Freguesias
S. Martinho da Gândara
Este ano, à semelhança do anterior, a Quaresma foi vivida de forma diferente. “Voltámos a comungar espiritualmente através dos meios de comunicação digitais e a catequese passou a ser novamente virtual”, explicou a paróquia, que convidou toda a comunidade paroquial a “criar uma arca com os nossos tesouros e, em cada domingo, abrir, em família, um tesouro, rezando e meditando”.
Quinze dias antes da Páscoa, foi partilhada, na página do Facebook da Paróquia, uma estação da Via-sacra, para meditarem e refletirem os passos de Cristo até à vitória na cruz.
“Para que a Páscoa fosse mais vivida e não se deixasse morrer a tradição, o nosso pároco mobilizou um grupo de voluntários a percorrer a paróquia, levando a mensagem da boa nova a toda as pessoas”, o que aconteceu depois da Eucaristia Pascal, ao som dos sinos da igreja. As pessoas foram para as janelas, portas ou varandas e “muitas choraram, outras rezavam, muitas batiam palmas ao Cristo Redentor. ‘Ele está vivo’ foi o anúncio dado a toda a comunidade são martinhense”.
“Mesmo não podendo estar em contacto direto com as pessoas, senti-me acolhido na ‘casa’ de cada família. Todos sorriam e acenavam quando o carro ia embora", contou Samuel Andrade após a visita pascal. Gonçalo Pinho também integrou o grupo de voluntários e relatou que "não foi a pandemia que nos impediu de viver alegremente este dia. Gostei muito da experiência e fiquei muito feliz ao ver a alegria das pessoas que em suas casas esperavam ver passar a cruz".
Partilhar nas redes sociais