30 May 2023
Biblioteca FERREIRA DE CASTRO FOI REQUALIFICADA
A Biblioteca de Ferreira de Castro, em Ossela, reabriu ao público no passado dia 24 de maio, dia em que se comemorou o 125º aniversário do escritor.
Depois da sua requalificação, “integralmente executada pelos colaboradores da autarquia, o que nos dá enorme um prazer e orgulho”, começou por referir Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, à Azemeis TV/FM. A câmara municipal aproveitou ainda o momento para apresentar o Programa Estratégico de Dinamização Cultural de Ferreira de Castro.
Com várias intervenções a nível estrutural do edifício, desde “a estrutura do telhado, condução de águas pluviais, necessidade da criação de um dreno à volta do edifício porque tinha infiltrações constantes, requalificação de toda a rede elétrica, uma nova casa de banho, um conjunto vasto de coisas”, prosseguiu o edil oliveirense.
Assim o espaço fica dotado de três salas principais, no primeiro andar, uma sala onde contém grande parte do espólio deixado pelo escritor osselense, fielmente montada como Ferreira de Castro assim desejava. No rés do chão, além das casas de banho, tem outras duas salas, uma que contém grande partes das obras de Ferreira de Castro e podem ser consultadas para estudar a sua obra e vida, e a outra uma sala polivalente para desenvolvimento de atividades.
Já o Plano Estratégico de Dinamização de Ferreira de Castro visa fomentar a divulgação e preservação do seu património literário, mas também promover a aproximação de públicos diversos à sua obra e vida, envolvendo para tal a comunidade local. O plano contempla um variado conjunto de atividades que a autarquia pretende levar a cabo através do ‘complexo castriano’ que integrará a Casa Museu Ferreira de Castro, a Biblioteca de Ossela, o Roteiro Literário ‘Caminhos de Ferreira de Castro’, o futuro Centro Interpretativo Ferreira de Castro e a Escola de Santo António, através da recriação da sala de aula de Ferreira de Castro, um projeto ainda em estudo.
“O Centro de Estudos Ferreira de Castro já tinha pedido uma intervenção na Biblioteca de Ossela há cerca de 20 anos, na manutenção em geral e na desumidificação, de lá até cá foi feito agora um trabalho bastante meritório, que deixou a mesma bastante interessante. Traz muitos benefícios para a comunidade e isso é o mais importante. Neste caso, a comunidade académica e turística, ligada aos ‘Caminhos literários Ferreira de Castro’, são eles que ficam a ganhar com esta requalificação.”
Carlos Castro,presidente do Centro de Estudos Ferreira de Castro