19 Jul 2023
CELEBRAÇÕES DO 41º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS DE FAJÕES
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões comemorou o seu aniversário no dia 13 de julho. No passado domingo, dia 16, realizaram-se as celebrações da efeméride. A sessão solene ficou marcada pela reivindicação da revisão dos estatutos sociais dos bombeiros e maior apoio às corporações.
As palavras mais duras vieram de Miguel Soares, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro. Miguel Soares destacou o trabalho dos bombeiros, “um trabalho voluntário do qual os órgãos de soberania se têm aproveitado”, terminando o seu discurso profetizando que “um dia que o trabalho de voluntariado acabe, as coisas vão tremer”. O discurso do comandante em regime de substituição adjunto Jorge Bastos confluiu neste sentido, alertando para a necessidade da revisão dos estatutos sociais. Pelo meio, o comandante Vítor Machado, da Liga dos Bombeiros Portugueses, anunciou que “está a ser trabalhado um novo diploma com a Escola Nacional de Bombeiros para reduzir o tempo efetivo de formação de estagiários”, num ato estratégico a fim de aumentar a capacidade de recrutamento das corporações.
“Hoje apresentamos mais um importante investimento (uma nova ambulância de socorro), que sem a ajuda do município não seria possível. Mas queremos fazer mais. Queremos assegurar uma candidatura para tornar o nosso quartel mais eficiente a nível energético. O nosso projeto tem sido e continuará a ser os homens e as mulheres desta casa. O futuro é expectante no que toca à resolução de alguns problemas dos bombeiros portugueses, tais como as relações laborais, o estatuto social do bombeiro e as medidas de incentivo ao voluntariado”.
Jorge Pinho, presidente da A.H.B.V. de Fajões
“Começámos com o pequeno quartel, alguns contribuíram com alguma coisa, outros com o seu trabalho. Com muita coragem e trabalho conseguimos elevar esta associação. Quero dar os meus parabéns à direção porque tem feito um progresso muito grande e sustentável., numa melhoria contínua, mas sempre fortalecida economicamente”.
Comendador Manuel Santos Gomes, presidente da assembleia geral
“Não posso deixar de pedir à câmara municipal que continue a apoiar e fortalecer o nosso corpo de bombeiros fornecendo recursos adicionais para enfrentar os desafios emergentes que surgem. A retificação atualizada dos benefícios sociais dos bombeiros voluntários do concelho de Oliveira de Azeméis é um objetivo”.
Jorge Bastos, Comandante em regime de substituição
“Os bombeiros não pedem muito, aquilo que os move são princípios de amor e serviço ao próximo e por isso mesmo temos que estar permanentemente disponíveis para com quem tem esta generosidade. Não nos esqueçamos que as nossas corporações não são só edifício e equipamentos, são essencialmente pessoas”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
“É inegável a importância desta instituição na nossa freguesia, o seu aniversário remetemos ao inicio de tudo, e à dificuldade que bravos homens que nunca desistiram até a conseguirem que a Associação Humanitária fosse uma realidade”.
Óscar Teixeira, presidente da JF de Fajões
“Hoje é um dia muito importante. O apoio das comunidades às corporações é muito importante, porque eles são essenciais na nossa proteção e segurança.”
Gaspar Almeida, presidente da UF Nog. do Cravo e Pindelo