20 Jul 2022
O incêndio que decorreu na semana passada, em Pinheiro da Bemposta, foi já um dos maiores deste ano no país e o maior no concelho de Oliveira de Azeméis.
O edil oliveirense, que esteve no teatro de operações, deixou uma nota de coragem aos bombeiros de ambas as corporações do concelho pelo combate “a um incêndio grave”, que se estendeu ao concelho de Albergaria e Estarreja, “com uma frente com vários quilómetros”, afirmou o edil, que realçou o importante papel de dois aviões alfa, vindos de Coimbra, “fundamentais para inverter o cenário que estávamos a viver no nosso território”. No terreno esteve ainda “uma máquina de arrasto, a tentar evitar novos reacendimentos e a criar percursos de segurança junto das populações (…) tivemos uma ou outra habitação ameaçada, e graças à capacidade de comando a nível distrital e local, tudo correu pelo melhor”, finalizou o presidente da câmara municipal.
José Campos, vereador do PSD questionou o presidente se “o plano municipal de emergência foi ativado”. Para além disso pediu o reforço “da comunicação às pessoas”. O presidente do executivo, Joaquim Jorge, respondeu ao dizer que ao ser declarado estado de contingência em território nacional, leva a que o plano seja “automaticamente ativado”. Em relação ao reforço da comunicação às pessoas “julgo que tem sido feito através das redes sociais, principalmente através do Facebook”. “Tem sido pedido para publicar um conjunto de informação no sentido que ela se mantenha atualizada”, concluiu.