Cães atacam rebanho e matam 23 animais

Destaques Freguesias Ul

José Brilhante Gonçalves com um dos borregos mortos no ataque dos cães, esta madrugada

Proprietário das ovelhas fala num prejuízo de quatro mil euros

Um rebanho foi atacado “por vários cães”, na madrugada desta quarta-feira, num terreno em Ul, onde mais de 150 bovídeos foram deixados ontem para pastar. No total, foram 23 animais, entre ovelhas e borregos, mortos pelos cães, alegadamente, vadios.

Ao Correio de Azeméis, José Brilhante Gonçalves contou como tudo terá acontecido. “Foi depois das 5h00, porque a essa hora eu passei por aqui e não vi nada. O meu irmão chegou cá às 6h30 e viu os cães. Uns grandes e outros médios”, relatou o proprietário de olhos fixos no amontoado de animais mortos num canto do terreno. “Os cães encurralaram os animais e mataram-nos aqui”, acrescentou José Gonçalves. “Quando deixei, ontem, aqui as ovelhas, fui ver os cães e eles estavam em Avenal. São 11 cães que andam sempre juntos e esta manhã já estavam aqui”, lamentou o pastor prejudicado “em cerca de quatro mil euros”. “Estão aqui ovelhas que custavam 300 e 400 euros”, revelou.

Esta não é a primeira vez que um rebanho de José Gonçalves é atacado por cães. “Todos os anos acontece isto”, lamentou o criador, garantindo que agora irá até às últimas consequências para não ficar com o prejuízo. “Já informei o advogado e vou apresentar queixa na GNR contra a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis”. Indignado com toda esta situação, o pastor defende que a autarquia “devia ter vindo recolher os animais há muito tempo” e assegura que “eles estavam informados destes cães, que já tinham atacado outras ovelhas por aqui, e nada fizeram”.

Lotação do canil impede recolha dos animais de rua

Ao Correio de Azeméis, fonte da autarquia confirmou haver conhecimento da matilha que, ao que tudo indica, voltou a atacar um rebanho de ovelhas, e garantiu que no dia de hoje já foram capturados dois cães. “Há conhecimento da matilha, que é móvel e os cães não se dão. Temos feito pedidos ao canil para receber os animais de rua, mas não tem sido possível porque está lotado. Hoje recolhemos dois cães porque surgiram essas vagas. Vamos continuar a fazer esforços para recolher os animais mediante a disponibilidade do canil”, informou fonte da câmara municipal.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025
Oliveirense Rui Carvalho no Top10 no arranque do GP O JOGO
24/04/2025
VIII Encontro de Bandas vai acontecer em Cesar
24/04/2025