Cães atacam rebanhos e causam prejuízo de milhares de euros

Loureiro Destaques Freguesias

Pastores desesperados com visitas noturnas dos animais alegadamente vadios

Dois cães, alegadamente vadios, atacaram um rebanho de ovelhas durante a madrugada da passada segunda-feira, dia 5, em Loureiro, e mataram quatro ovinos. O prejuízo podia ter sido maior se um vizinho não tivesse ouvido barulhos e não tivesse saído à rua para afugentar os cães de “médio porte”.

Ismael Gonçalves nem queria acreditar no que estava a ver quando chegou, pela manhã bem cedo, ao terreno onde, na véspera, tinha deixado um rebanho, com cerca de 150 animais, entre ovelhas e cabras, para se alimentarem do verde pasto.  Quatro dos seus animais estavam estendidos na terra e mal tratados pelos cães, que os deixaram com as vísceras de fora. Ismael Gonçalves contou ao Correio de Azeméis que esta não foi a primeira vez que os cães atacaram rebanhos na freguesia de Loureiro. “Já têm feito milhares e milhares de euros de prejuízo. A lei diz que não se pode matar os cães. Mas, os cães podem matar as ovelhas?”, questiona, indignado, o pastor enquanto olha, desanimado, para os seus animais prostrados no chão. Lamentando não haver uma lei que defenda os proprietários de animais de situações como estas, o loureirense teme que cheguem dias piores com o aproximar das férias e o consequente abandono de cães.

Ismael Gonçalves já foi queixar-se à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, na tentativa que os cães abandonados sejam recolhidos, mas a resposta não foi a esperada. “Disseram-me que o canil está cheio e não podem fazer nada”. A resposta quando se dirigiu à GNR para apresentar queixa também não foi muito diferente: “Vamos autuar quem? De quem são os cães? Foi o que me perguntaram na GNR”, recordou o pastor, que recentemente já terá perdido “mais de 50” cabeças de gado nestas circunstâncias. Em termos financeiros, o prejuízo “ascende aos quatro mil euros”. “Isto tem de ser resolvido”, afirmou, em tom de desespero, o homem que toma conta de rebanhos “desde que nasceu”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025