Helena Pardal e Joaquim Ferreira no 'Praça da Alegria'
Após a passagem pelo ‘Domingo há desgarrada’
Helena Pardal e Joaquim Ferreira voltaram à RTP, desta feita ao programa “Praça da Alegria”. Além dos cantares, ainda evocaram alguns nomes locais ligados à tradição, nomeadamente António Caixeiro. um “cantador extraordinário” que mesmo no outono da vida “ainda escrevia semanalmente umas quadrinhas para o Correio de Azeméis”.
A tradição dos Cantares ao Desafio da região de Macinhata ganhou destaque nacional com a participação de Joaquim Ferreira e Helena Pardal na RTP. Os dois cantadores marcaram presença no programa “Domingo há Desgarrada”, e o desempenho valeu-lhes um novo convite para atuarem na “Praça da Alegria”, onde voltaram a mostrar o talento e o humor característicos desta tradição popular.
Durante a emissão, trocaram versos improvisados que arrancaram aplausos do público.
Após a atuação, os dois foram entrevistados pelos apresentadores do programa.
Joaquim Ferreira explicou que o objetivo da participação foi “divulgar a nossa associação, o Grupo Musical Macinhatense, que conta agora no dia 3 de março com 90 anos”, acrescentando que queriam também “elevar o nome da nossa terra, Macinhata da Seixa, Travanca e Oliveira de Azeméis” ao conhecimento do s quatro cantos do mundo.
Durante a conversa, o cantador recordou ainda alguns nomes marcantes da tradição dos cantares ao desafio, como o Marques Sardinha, a Barbuda e o Valdemar de S. Roque, que cantava com o Abraão de Estarreja. Ferreira enfatizou que que estas figuras “marcaram a nível nacional os Cantares ao Desafio”.
Recordou em particular António Caixeiro, natural de Loureio mas casado em Ul: “Um cantador extraordinário que, mesmo no outono da vida, ainda escrevia todas as semanas umas quadrinhas para o Correio de Azeméis”.