Cantadores oliveirenses dão voz à tradição em novo programa da RTP

Macinhata da Seixa Concelho

Joaquim Ferreira (ao centro) e Helena Pardal irão representar Macinhata da Seixa e Oliveira de Azeméis

Macinhata da Seixa e Oliveira de Azeméis com lugar marcado no 'Domingo há Desgarrada’

A alma dos cantares ao desafio, que também se vem enraizando em Oliveira de Azeméis, vai ter lugar de destaque na a RTP e vai haver representação oliveirense. Os cantadores Joaquim Ferreira e Helena Pardal foram convidados a participar no programa 'Domingo Há Desgarrada', que estreia no dia 28 de setembro. Uma oportunidade única para afirmar a identidade cultural do concelho que dará mais força na luta desta tradição pela elevação a património imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Macinhata da Seixa será já na próxima segunda-feira, dia 29, o centro das atenções. A partir das 9h00, uma equipa de reportagem da RTP estará na freguesia para conhecer o pulsar da comunidade e ouvir as vozes que representam a autenticidade local. Figuras destacadas da terra e do concelho serão entrevistadas, numa reportagem que servirá de enquadramento à participação dos dois cantadores oliveirenses.

O convite está lançado: o Grupo Musical Macinhatense (GMM) abre as portas e desafia todos os macinhatenses e oliveirenses a marcar presença, criando uma verdadeira moldura humana. Será um momento de união e bairrismo, em que a população é chamada a apoiar Joaquim Ferreira e Helena Pardal, elevando-os ainda mais quando derem o seu talento a conhecer ao país.

O programa 'Domingo Há Desgarrada' será transmitido aos domingos, às 17h00, com estreia já amanhã, dia 28, prolongando-se até fevereiro de 2026. Apresentado por João Paulo Rodrigues e Lara Lopes, vai percorrer as sonoridades das desgarradas de norte a sul, dos cantares minhotos aos alentejanos e beirões, provando que esta manifestação popular é um elo identitário partilhado por portugueses em todo o mundo.

No painel de jurados, três nomes maiores da tradição: Augusto Canário, João Carlos Brito e Cristiana Sá, que garantem a experiência e o conhecimento artístico de quem vive a desgarrada no coração.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Água e saneamento dominam debate
1/10/2025
Pais da EB de Travanca foram à reunião de Câmara
1/10/2025
Erguer a freguesia, apesar da dívida, ouvindo as pessoas
1/10/2025
Debate aquece em torno da dívida
1/10/2025
São dois os candidatos que disputam S. Roque
1/10/2025
Prioridades locais e heranças financeiras em destaque
1/10/2025
FEIRA DOS NOIVOS
30/09/2025
> O Centro Geriátrico de Oliveira de Azeméis festejou o 1º aniversário
30/09/2025