Cantadores oliveirenses em novo programa da RTP

Freguesias Oliveira de Azeméis Macinhata da Seixa Concelho

Joaquim Ferreira e Helena Pardal serão presença assídua na estação pública

> Macinhata da Seixa e Oliveira de Azeméis com lugar

A alma dos cantares ao desafio, que também se vem enraizando em Oliveira de Azeméis, vai ter lugar de destaque na RTP e vai haver representação oliveirense. Os cantadores Joaquim Ferreira e Helena Pardal foram convidados a participar no programa 'Domingo Há Desgarrada', que estreia no dia 28 de setembro. Uma oportunidade única para afirmar a identidade cultural do concelho que dará mais força na luta desta tradição pela elevação a património imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Macinhata da Seixa foi o centro das atenções esta segunda-feira, dia 29 de setembro, com uma equipa de reportagem da RTP presente na freguesia para conhecer o pulsar da comunidade e ouvir as vozes que representam a autenticidade local. Figuras destacadas da terra e do concelho foram entrevistadas, numa reportagem que servirá de enquadramento à participação dos dois cantadores oliveirenses.
Joaquim Ferreira e Helena Pardal, cantadores do Rancho Folclórico do Grupo Musical Macinhatense, falaram à AzeméisTV/FM neste dia de grande entusiasmo para os participantes. Revelaram que foram convidados para o novo programa da RTP, e Joaquim Ferreira afirmou “como elementos do Rancho Folclórico do Grupo Musical Macinhatense, queremos levar o nome desta entidade, deste grupo musical o mais longe possível.” e confidenciou que se ganharem, o valor será oferecido à instituição, que fará 90 anos, em 2026. Helena Pardal, recorda que “de vez em quando, encontrava-me com o senhor Joaquim no Mercado à Moda Antiga, e lá nos ponhamos a cantar ao desafio, um bocadinho. Fomos à televisão, e assim nasceu.”
Dentre as figuras destacadas, está o Prof. António Magalhães, que presta o seu apoio aos cantadores Joaquim Ferreira e Helena Pardal, “que continuem a cantar por muitos anos e, se for possível, eu a ouvir”. Já António Luís Grifo, afirmou que “fico bastante satisfeito, com a divulgação daquilo que temos de bom na cultura popular e numa tradição está crescendo”. Dentro dos votos de apoio, Santiago Martins deixa uma mensagem de apelo aos macinhatense, “sabendo que tem aqui em Macinhata da Seixa este programa a ser gravado, seguramente estará de corpo e alma, com a iniciativa.” Para finalizar, o Albérico Tavares, afirma que “quero que eles cheguem à final. Estarei sempre de alma e coração a apoiá-los”.
O convite está lançado: o Grupo Musical Macinhatense (GMM) desafia todos os macinhatenses e oliveirenses a marcar presença no programa, criando uma verdadeira moldura humana. Será um momento de união e bairrismo, em que a população é chamada a apoiar Joaquim Ferreira e Helena Pardal, elevando-os ainda mais quando derem o seu talento a conhecer ao país.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Conceito novo promete ser diferente na região
3/10/2025
"Queremos dar relevo às coletividades"
3/10/2025
Mais de 70 Minis marcaram presença na celebração dos 28 anos
3/10/2025
Animação não faltou em Azagães
2/10/2025
110 utentes animaram “Tarde Branca”
2/10/2025
Mérito de 23 alunos foi enfatizado pelo Rotary Club
2/10/2025
Belisa Silva Hairstylist: um novo espaço no coração da cidade
2/10/2025
“Caminhar pela Saúde” e pelo IPO do Porto
2/10/2025