9 May 2022
> Jantar de aniversário contou com cerca de 230 pessoas
O CD Loureiro completou 25 anos de história. O clube que apenas tem formação, incluindo o futebol feminino, festejou o seu aniversário no passado dia 07 de maio, num jantar comemorativo em Válega.
António Cabral, presidente do clube, caracteriza estes 25 anos como sendo “uma idade bonita, aos 25 anos somos jovens, irreverentes, sonhadores e nós somos tudo isso.” Mas, nem sempre foi fácil, confessou. “Tivemos um começo difícil, mas agora podemos dizer que estamos de forma sustentada no panorama do futebol aveirense. Temos atletas inscritos sistematicamente ao longo das últimas épocas, cerca de 130/140 jogadores”, disse em declarações à Azeméis TV/FM.
Com quase 230 pessoas, o jantar juntou diversos simpatizantes do clube, sócios, adeptos, atletas e dirigentes. António Cabral referiu que este é “um sinal de vitalidade do clube, muita gente envolvida neste jantar, fazemos uma atribuição de prémios onde distinguimos algumas pessoas dentro do clube e é um orgulho para todos nós, principalmente para mim como presidente”, referiu em declarações à Azeméis TV/FM. Apesar da festa, o presidente do clube admitiu que já comunicou aos restantes elementos da direção que este será o último mandato à frente do Loureiro. “Sinto-me cansado, chegou a hora de dar vez a outros (...)”.
“ O nosso associado Grupo Desportivo de Loureiro tem 25 anos. É um clube que se dedica principalmente à formação, o que é extremamente importante e é daqui que os nossos homens de amanhã vão sair, é aqui que se trabalha o desporto, a modalidade que é o futebol. Estão na no caminho certo para continuar a desenvolver um trabalho aceitável.”
Neves Coelho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro
“O Clube Desportivo de Loureiro, como todas as associações, é muito importante para a freguesia de Loureiro. É um clube que traz muita gente de fora e permite que os jovens, desde tenra idade até adolescentes, pratiquem desporto e joguem futebol, que é o que mais gostam. Neste momento, também graças a esta direção, temos o futebol feminino. É uma coisa extraordinária. Também já temos uma equipa de veteranos. Ou seja, isto além de permitir que toda esta gente possa praticar desporto e jogar futebol, leva o nome de Loureiro a outras terras, terras do nosso concelho e fora do concelho e por isso é uma coisa extraordinária (...)”
José Queirós, presidente da Junta de Freguesia de Loureiro
“São 25 anos de muitas lutas. O Loureiro tem apostado muito na formação. Tem sido um exemplo aqui na região de um grande clube que aposta na formação. Mais do que os troféus que possam ser ganhos aquilo que nós devemos notar mais neste tipo de clubes é as crianças, a formação das crianças desde os cinco, seis anos até à idade adulta, que têm ali de facto um meio para praticar desporto, para conviver com os amigos para se formarem como pessoas, para saber respeitar os outros, para pertencer a um grupo. Portanto, tudo isso é importante para o crescimento de todos eles. E depois o clube, enquanto clube, enquanto estrutura, com os seus associados, com os seus dirigentes acabam por dignificar a terra, levam o nome de Loureiro e de Oliveira de Azeméis a outras paragens (...)”
Rui Luzes Cabral, Vereador