O objetivo da Cerciaz passa por, a médio/longo prazo, criar um projeto de padel em cadeira de rodas
Padel> Instituição pretende abrir os treinos a outros praticantes do concelho
Os campos de padel da Cerciaz foram palco, no passado dia 9, de um treino muito especial dedicado ao padel adaptado. A UDO Cerciaz Padel continua, assim, a incentivar a prática do desporto de forma cada vez mais inclusiva. O treino contou com a presença de Miguel Oliveira, uma referência do padel português e vencedor da medalha de bronze nos Jogos Europeus 2023.
Em declarações na Azeméis TV, Miguel Oliveira referiu que o padel adaptado “é algo que nós na PACE (Padel Around Competitive Excellence) já fazemos com alguma regularidade e que cada vez mais queremos implementar como forma de trabalhar. Temos muito orgulho e muita vontade de estar dentro do campo de padel com todas as pessoas. Esperemos que seja a primeira de muitas iniciativas e com muita vontade para repetir”.
Paula Nogueira, diretora geral da Cerciaz, explicou que a ideia do padel adaptado surgiu como uma forma de dinamizar e alargar a modalidade aos utentes da instituição. “O desafio surgiu há dois anos pelo prof. João. Iniciámos com quatro jovens e neste momento já contamos com 12 e queremos alargar não só aos nossos alunos mas também arranjar outros atletas do concelho, e não só, que possam integra a nossa equipa de padel adaptado”, acrescentou Paula Nogueira, reconhecendo que o padel “é uma forma de melhorar a relação interpessoal dos alunos, de integrá-los no meio onde estão inseridos e fazer ver às pessoas que precisamos todos uns dos outros”.
João Correia, professor na Cerciaz, reconheceu que esta iniciativa vai ao encontro da estratégia da instituição em divulgar e desenvolver o padel, não só em quantidade mas também em termos de qualidade. “O Miguel trouxe-nos muitos conhecimentos para, no futuro, sermos uma referência no padel”, destacou João Correia antes de revelar os projetos futuros. “Neste momento estamos a trabalhar com o padel adaptado na área da deficiência mental, mas gostávamos também, a médio/longo prazo, ter um projeto do padel em cadeira de rodas”.