31 Mar 2022
EMPRESA FOI A PRIMEIRA A INSTALAR-SE NA ZI DE LOUREIRO
A Cheto Corporation, uma empresa oliveirense especializada no desenvolvimento e produção de máquinas de fresagem e furação profunda, foi fundada em 2009 por Carlos Teixeira e Sérgio André. No início da sua atividade recrutou seis trabalhadores, e hoje já emprega 50 funcionários, afirmando-se como uma das empresas mais promissoras do setor. Em 2022, o seu plano de negócios prevê 11 milhões de euros de faturação.
Em 2017, a metalomecânica inaugurou a nova casa, um centro tecnológico na Área de Acolhimento Empresarial de Ul/ Loureiro, com 10 mil metros quadrados, e que representou um investimento de cerca de 3 milhões de euros. Em entrevista ao Correio de Azeméis, o CEO, Carlos Teixeira referiu que a escolha do local recaiu sobre as “questões do posicionamento estratégico e por ser a única zona industrial nova com condições para o projeto”.
Atualmente, caracteriza-se por estar presenta no mercado global, uma vez que apresenta “máquinas em todo mundo e uma rede comercial em todos os pontos do planeta”. “As nossas máquinas estão espalhadas em diversos países na Europa, Asia, América do Norte e América do Sul. Salientamos países como a Noruega ou Coreia do Sul, que nos procuraram pela inovação e pela capacidade de resposta em sectores avançados como os da energia”, afirmou Carlos Teixeira.
A Cheto Corporation utiliza uma tecnologia própria e “é procurada pelas suas soluções inovadoras e eficazes”. “Estamos completamente adaptados à atualidade da indústria 4.0 para a digitalização e é difícil referir quais as tecnologias que utilizamos, pois seria uma lista extensa de dados”, referiu o CEO, Carlos Teixeira, em declarações ao Correio de Azeméis. Uma máquina Cheto consegue realizar furos a grandes profundidades e com extrema precisão em qualquer tipo de materiais. “Os nossos equipamentos são capazes de realizar estes furos, graças à utilização de um braço dedicado à furação, equipado com um sistema de refrigeração de alta pressão. Este braço permite a remoção eficaz das limalhas de metal, para que a ferramenta de corte não fique danificada. Trata-se de um processo complexo, mas vital para que a furação seja um êxito”, explicou. Em suma, a Cheto oferece soluções cinco em um: furação profunda, furação convencional, fresagem, roscagem e mandrilagem.
Carlos Teixeira, CEO e fundador da Cheto Corporation, é hoje um dos empresários mais bem-sucedidos do concelho e desvendou o segrego para o sucesso: coragem, paciência e resiliência. “É necessário enfrentar os riscos e manter o foco e visão daquilo que se pretende”, concluiu o proprietário.
Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença na inauguração da CHETO Technological Center, na ZI de Loureiro
Em 2017, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente na inauguração da CHETO Technological Center, a novidade industrial que trouxe ainda mais vivacidade e dinamismo à Área de Acolhimento Empresarial de Ul/Loureiro, e, também, ao concelho de Oliveira de Azeméis. O chefe de estado visitou todas as instalações do centro de inovação tecnológica da CHETO, tais a Sala de Engenharia, e a zona montagem de equipamentos, onde assistiu à demonstração de funcionamento de uma máquina de trabalho.
À data foi, também, descerrada uma placa alusiva ao momento. “Quando somos muito bons, nós somos dos melhores, dos melhores. Tenho visto isso em vários exemplos de excelência. Este é um exemplo de excelência, é um exemplo da revolução silenciosa”, referiu o Presidente da República durante a visita.
> CLIENTES PASSAM A PODER ENTRAR EM CONTACTO DIRETO COM OS SERVIÇOS DA EMPRESA
Cheto desenvolve aplicação de realidade aumentada
A Cheto Corporation vai permitir prestar assistência na manutenção e reparação de máquinas na indústria dos moldes. “A nova plataforma digital junta, de forma segura, uma base de dados técnica sobre o equipamento adquirido pelo cliente e a possibilidade de prestar assistência remota com recurso à realidade aumentada. A solução permitirá ao cliente o despiste de alguns problemas mais comuns através de perguntas frequentes e manuais de assistência interativos, de forma totalmente autónoma”, explicou o engenheiro Sérgio André, diretor técnico da empresa, tal como se pode ler nas suas declarações no site da empresa. Quando esta solução não é encontrada autonomamente, a nova plataforma digital tem a opção de contacto direto com o Service Center da metalomecânica oliveirense, onde o cliente dispõe do acesso ao chat e pode fazer a transferência de fotos e vídeos. A esta função é acrescentada a tecnologia de realidade aumentada, onde as imagens podem ser editadas em tempo real ajudando assim o cliente a resolver o problema.
Carlos Teixeira considera que AAE de Ul/ Loureiro tem “posicionamento geográfico privilegiado”
Apesar de considerar que “ainda há muito para fazer” na Área de Acolhimento Empresarial de Ul/Loureiro e que o “atual executivo está a trabalhar para a construção do acesso pela área sul e estão a decorrer trabalhos para o melhoramento do pavimento desta área empresarial”, o CEO da CHETO enaltece o “posicionamente geográfico priveligiado” da zona. “A localização da ZI de Loureiro permite o acesso às principais vias de transporte em Portugal, A1, A29, A25 e o acesso ao interior través da A32”, referiu Carlos Teixeira, em declarações ao Correio de Azeméis.