Coluna Liberal (IL)

Opinião Política Iniciativa Liberal

> Nelson Pereira

Oliveira de Azeméis cresceu, para bem ou para o mal, graças à indústria de moldes e ao setor automóvel. No entanto, a dependência exclusiva destes setores pode ser uma faca de dois gumes, especialmente num mundo onde a mudança tecnológica e as flutuações económicas são constantes. É hora de discutirmos seriamente a necessidade de diversificação económica da nossa cidade. Primeiro, é essencial reconhecer que o setor automóvel enfrenta desafios significativos. Da viragem do motor a combustão para o carro elétrico, da condução autónoma a novas tecnologias de produção e fabrico, estas mudanças podem significar menos empregos tradicionais em produção e um aumento da procura por novas competências. Por outro lado, a indústria de moldes, embora essencial, pode ver a sua procura variar conforme as tendências globais de produção. A nossa cidade não se pode dar ao luxo de ficar para trás. Diversificação é uma das soluções para este problema. Diversificar a economia local não só cria novas oportunidades de emprego, mas também reduz a vulnerabilidade a choques económicos específicos de um setor. Um primeiro passo para essa diversificação é o Hub Invest OAz. Um modelo com sucesso em outros concelhos, um centro tecnológico em Oliveira de Azeméis iria potenciar a cidade e contribuir para resolver os seguintes problemas:
1. Educação e formação: Investir em programas de educação e formação que preparem as forças de trabalho para empregos emergentes. A transição para uma economia mais diversificada exige uma mão-de-obra qualificada e flexível.
2. Incentivos para novas empresas: Oferecer incentivos fiscais, espaços de trabalho partilhados, ou suporte para startups e empresas tecnológicas. A criação de um ambiente amigável para empreendedores pode atrair novas indústrias e revitalizar o tecido empresarial da cidade.
3. Retenção de talento: Com um hub tecnológico e mais empresas no concelho, um ambiente inovador, colaborativo e oportunidades de desenvolvimento profissional, contribuímos para a retenção de talento Oliveirense.
4. Parcerias e Colaborações: Um hub tecnológico aumenta a colaboração com universidades e instituições de investigação científica, que potencia o aumento e a qualidade da investigação e desenvolvimento feito pelas nossas empresas.
A mensagem é clara: a nossa cidade deve preparar-se para a mudança. Não encarar a mudança como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescimento. A diversificação não é apenas uma opção; é uma necessidade para garantir a resiliência económica e a qualidade de vida dos nossos habitantes. A nossa identidade não deve ser
definida apenas pela nossa história industrial, mas também pelo futuro que vamos construir. Vamos ao trabalho! 

Nelson Pereira, Representante do Núcleo de Oliveira de Azeméis Iniciativa Liberal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Azeméis Open está de regresso para 2.ª edição
18/08/2025
Oliveirense somou novo empate na Liga 2
17/08/2025
Oliveirense Adrián Bustamante subiu ao 7º lugar da Geral
17/08/2025
Gaspar Gonçalves terminou a 8ª etapa da Volta a Portugal no top10
16/08/2025
Camara Municipal iniciou a construção de 50 fogos
14/08/2025
Octogenário detido por atear dois incêndios em Ossela
14/08/2025
“É um absurdo”: oliveirenses apontam falhas graves no acesso à habitação
13/08/2025
Associação de Festas faz balanço positivo da edição de 2025 das Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette
12/08/2025