20 Sep 2025
Muitos oliveirense estiveram entre a multidão (Foto: Santuário de Fátima)
Cinco autocarros transportaram os fiéis oliveirenses que viajaram com o pároco José Manuel até ao Santuário.
Cerca de 70 mil peregrinos encheram este sábado o Recinto de Oração do Santuário de Fátima, naquela que foi a peregrinação jubilar da Diocese do Porto. Entre a multidão esteve uma numerosa comitiva de Oliveira de Azeméis, que se deslocou em cinco autocarros acompanhada pelo pároco local, padre José Manuel.
O ponto alto da peregrinação foi a celebração do terço e da missa presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Na homilia, o prelado apelou a que a Diocese seja reflexo de uma Igreja conciliar e sinodal, “em que todos caminham juntos, partilhando dons e escutando a Palavra de Deus”.
D. Manuel Linda sublinhou ainda a urgência de realizar um sínodo diocesano, como forma de enfrentar os desafios futuros e moldar ativamente uma Igreja do Porto mais missionária e esperançosa. “Somos um Porto peregrino, que caminha na esperança dos novos céus e da nova terra”, afirmou, apontando a atitude da Virgem Maria como modelo para a Igreja: escutar, discernir e agir com espírito de missão.
A presença oliveirense reforçou o caráter comunitário da peregrinação, onde se reuniram fiéis, párocos e dirigentes da Diocese do Porto, celebrando juntos o momento jubilar em Fátima.