Em
Correio de Azeméis

8 Nov 2022

Construir o futuro

CDS

Clemente Pinto *

Orgulho
O estudo realizado pela Pordata revelou que mais de 4 milhões de portugueses não têm capacidade para sobreviver em condições de independência e dignidade.
A nossa História foi assim e assim permanece apesar dos diversos modelos de Governo e das múltiplas reformas e reformas.


Falhámos neste aspecto de conseguir transmitir aos cidadãos como devem crescer económica e financeiramente, enquanto se desenvolvem fisicamente.
Este problema estrutural da nossa História revela, agora, a incapacidade das Famílias, da Escola e do Estado em encontrar forma de sensibilizar um Povo, que tão capaz é de trabalhar e criar valor, seja capaz de lidar com o dinheiro (obter rendimento e gerir esse rendimento por confronto com as suas despesas).
O dinheiro é em si uma abstracção mas é a plataforma que garantiu a génese das trocas, da especialização e da criação de riqueza que permitiu que a Humanidade tivesse atingido o desiderato: já há alguns anos é possível alimentar e assegurar a subsistência para todos os habitantes da Terra.
Incapaz de ficar indiferente, saliento que não devia ser necessário haver uma tão extensa intervenção do Estado, das instituições de solidariedade social (e muitos de nós, individualmente) para que minimizar esta conclusão.
Entretanto, verifico que a preocupação dos responsáveis continua a ser o Orçamento do Estado e as migalhas que são distribuídas aqui e ali. 
Bem precisamos de maior sensibilidade de quem tem a missão de dirigir e a responsabilidade de antecipar (o ideal) e resolver os problemas (quando não somos capazes de os antecipar e evitar que ocorram).
Eis uma tarefa que o CDS por certo irá analisar no sentido de ajudar a encontrar soluções para que possamos encarar o futuro com maior sentido de responsabilidade e com mais ORGULHO.
* Presidente Concelhio da Mesa do Plenário do CDS
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Primeiro período decidiu o vencedor
22/11/2025
Ciclista carregosense bem lançado para vencer a Taça de Portugal
22/11/2025
Grupo Arco Íris tem exposiçao de bordados patente em Cucujães
22/11/2025
António Magalhães recorda os padres Manuel Pereira Reis e Manuel Pires Bastos
21/11/2025
Grupo Litúrgico de Oliveira de Azeméis embarcam no Jubileu dos Coros 2025
21/11/2025
ACD Azagães suspendeu futsal por falta de pavilhão
20/11/2025
Nem o São Pedro estragou a festa de São Martinho
20/11/2025
Magusto reforçou angariação de fundos em Cesar
20/11/2025