Em
Correio de Azeméis

25 Apr 2023

Contraditório

PSD

Helga Correia*

asci e cresci em liberdade.
Pertencendo a uma geração, que cresceu em liberdade, sempre ouvi falar de alguns momentos vivenciados pelos meus antepassados sobre abril de 1974.

Não sei o que é viver sem liberdade, o que é ser controlado ou censurado, assim como não sei o que é viver num país em guerra, num país que controla e manipula a informação que deve chegar aos cidadãos, ou viver num país em constante tensão ou ameaça.
Sinto-me privilegiada por ter nascido e crescido num país livre. E não aceito que me cortem a minha liberdade de estar e expressar.
Na passada semana, visitei a ilha de Taiwan, a convite do Governo da República da China (Taiwan), com o objetivo de conhecer a realidade social e política daquela ilha, quinhentos anos depois da descoberta da ilha formosa (designação dada pelos portugueses após a sua descoberta) e ainda com o objetivo de me solidarizar com a democracia taiwanesa e com o seu povo, num momento particularmente difícil, numa altura em que a tensão chinesa contra Taiwan sobe de tom. 
Como foi referido, a delegação de deputados do grupo de amizade informal Portugal-Taiwan, que integrei, isto não é uma causa contra ninguém, é uma causa a favor dos princípios em que acreditamos, o princípio da democracia, da paz, dos direitos humanos, da igualdade de género e da liberdade que são também os seus princípios.
A visita decorreu num período político e diplomático particularmente tenso, a poucos dias do 25 de abril. Talvez por esse motivo, ou não, na visita ao parlamento taiwanês foi referido que iriam simbolicamente oferecer cravos (símbolo da liberdade) no dia da mãe.
Faço parte de uma geração que valoriza os princípios da democracia, da liberdade, da paz, da diplomacia, que valoriza os direitos humanos e a igualdade de género, a este nível existe um longo caminho a percorrer.
Ao comemorar abril, importa, a cada ano, renovar a esperança com o objetivo de construir hoje um futuro melhor para todos as cidadãs e todos os cidadãos. 
Liberdade hoje e sempre! Viva o 25 de abril!
*  deputada na assembleia da república pelo psd

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveira de Azeméis ficou mais pobre
6/05/2025
Buscas da PSP culminaram em quatro detenções
6/05/2025
Feira do Livro chega a Oliveira de Azeméis a 23 de maio
6/05/2025
Consigne o IRS a uma associação
6/05/2025
“A arbitragem não foi feliz no Sporting vs Oliveirense”
5/05/2025
Escola Livre homenageada na câmara municipal
5/05/2025
Escola do Benfica com fim de semana positivo
5/05/2025
Nove atletas da ELA presentes no Campeonato Distrital
5/05/2025