Contraditório (PSD)

PSD Opinião Política

> José Terra

Na presidência aberta de Março de 2023 realizada na (minha) freguesia de São Martinho da Gândara, o soundbite presidencial resultante foi “Freguesia tem potencial para ser o celeiro da região”.
O que os agricultores e comerciantes do intitulado “celeiro concelhio” talvez ainda não saibam é quem, afinal, ficará do lado de fora do mercado. Há dias, em conversa com alguns agricultores/comerciantes, afirmaram que, em nenhum momento tiveram a oportunidade de dar o seu contributo sobre a requalificação e os destinos a dar ao espaço. A falta de qualquer informação por parte do executivo, acarreta-lhes receio e ansiedade pela imprevisibilidade nas suas vidas. Percebe-se a sua inquietação, entre derrapagens temporais e económicas, em Outubro próximo quatro anos terão passado do início das obras. Temem que os seus lugares fiquem comprometidos pela visão teórica para não dizer arbitrária, que o executivo teve para a requalificação do espaço que permanece ali esventrado, entregue às intempéries e a degradar-se ao tempo.
O nosso mercado municipal sempre teve presente o propósito de contribuir para o escoamento dos produtos resultantes do cultivo proveniente das nossas freguesias. impõe-se, portanto, que continue a cumprir esse desígnio.
A importância de obras naquele equipamento é inquestionável e impunham-se, tornando-o mais apelativo e dotado de melhores condições físicas, funcionais e ambientais, para usufruto dos produtores e vendedores. Ao mesmo tempo, deve ser um espaço dinâmico, facilitador, onde a relação o comprador e visitante possa fluir ao sabor dos hábitos, costumes e tradições.
Todavia, o executivo poderá evitar erros cometidos noutros mercados em que as remodelações redundaram em reconversões, que deixaram dezenas de comerciantes de fora e impedidos de trabalhar. Nos que ficaram, por via de uma modernização desarticulada dos seus os interesses, a opinião é de insatisfação.
As últimas noticias indicam que o mercado será entregue no final do ano - ou seja, já depois do acto eleitoral. Assim, evita-se qualquer embaraço público antes do voto dos oliveirenses. Estratégico, não é?


José Terra, Vogal da Comissão  Política do PSD

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025
Oliveirense Rui Carvalho no Top10 no arranque do GP O JOGO
24/04/2025
VIII Encontro de Bandas vai acontecer em Cesar
24/04/2025