10 Apr 2025
> José Santos
Mais uma vez acho oportuno dizer, que as Juntas de Freguesia, são o parente pobre da Câmara Municipal! Pelo menos é o que acontece com a de Ossela onde presido e me sinto triste e desgostoso com a falta de apoio à classe empresarial, que empregam centenas de pessoas que são por vezes o único sustento do seu agregado familiar, faltam as infraestruturas mínimas para crescerem e aumentar os seus postos de trabalho.
Nas Escolas faltam fazer algumas melhorias que já foram por diversas vezes prometidas, nas ditas visitas de trabalho à Freguesia, mas foram esquecidas e a Escola Central que não sai do papel, há mais de meia dúzia de anos ou possivelmente nem no papel está! Os abrigos de passageiros, solicitadas as localizações, pelo Município em finais de 2021, indicamos cinco documentados com fotos como foi solicitado, dois em muito mau estado e outros onde já existiam o sinal de paragem, mas sem abrigo onde os alunos se deslocam para apanhar o autocarro em tempo de aulas, ao fim de mais de três anos fomos informados que só temos direito a dois abrigos e neste andar acabam as aulas e os mesmos se encontram por colocar em Ossela.
Não posso deixar passar em branco que os últimos asfaltamentos, ainda não foram corrigidos, apesar do nosso empenho em os referenciar para o Município. Há pessoas a serem prejudicadas e a sofrerem prejuízos.
Julgo estar a ser preparado mais um pacote de mais de uma centena de intervenções em ruas nas Freguesias, plano feito em cima do joelho, e, mais uma vez vão ser executadas a pressa e sem os acabamentos devidos, agora deixo a reflexão de todos, porque não foram já executadas algumas em anos anteriores, porque agora; é tudo mais caro, mais apressadamente executado e os acabamentos mais deficientes. Por isso dizem os fregueses e com razão, “Havia de haver eleições todos os anos?
Por fim deixo a não menos importante Obra, o Centro Interpretativo Ferreira de Castro, uma Candidatura ao PDR 2020, desta Junta de Freguesia de Ossela, que já se encontra pronta desde 30 de Junho de 2024, a espera de pequenos arranjos, extra candidatura, prometidos na última visita às obras pelo Sr. Presidente do Município que ainda se encontram por iniciar e o empreiteiro a espera de ordens para as executar, há mais de 9 meses, chegamos ao cumulo de o portão de Acesso a Casa-Museu e C.I.F.C. estar amarrado por arames.
Fico por aqui e espero que a sua inauguração seja a 24 de Maio deste ano, comemorando desta forma o 127º aniversário do seu nascimento.
José Santos, vice-presidente da Comissão Política do PSD de Oliveira de Azeméis