21 Jan 2025
Evento contou com a presença do Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã (Amarante) e do Rancho Folclórico ‘A Primavera’ de Vila Cova de Perrinho (Vale de Cambra).
Ul>No 9º Encontro de Cantares das Janeiras
No passado sábado, na Igreja Matriz de Ul, o Rancho Folclórico ‘Cravos e Rosas’ promoveu o ‘9º Encontro de Cantares das Janeiras’.
O evento conta também com a presença do Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã (Amarante) e do Rancho Folclórico ‘A Primavera’ de Vila Cova de Perrinho (Vale de Cambra). Liliana Tavares, presidente do rancho, em declarações à Azeméis TV/FM referiu que “este Encontro de Cantares das Janeiras é o culminar e o encerrar do ciclo natalício, é a nossa forma de juntar o grupo e cantar em conjunto para a comunidade e trazer também outras tradições de outros pontos do país para mostrar aos ulenses e aos mais pequeninos quais eram os tradicionais cânticos de porta a porta. A nossa ideia passa muito por aí, agradecer à população ulense e trazer a Ul outras tradições”.
Com as crianças a juntarem-se ao grupo ulense, Mário Cunha, presidente do Conselho Fiscal do Rancho Folclórico ‘Cravos e Rosas’, à Azeméis TV/FM afirmou que “a importância de termos as crianças junto a trotearem algumas frases e palavras destes cânticos é fundamental. O futuro da associação estará garantido sempre que as crianças acompanhem e cresçam junto de nós. E obviamente que isso é fundamental não só para a continuidade da associação, mas para o crescimento também da associação”.
‘Cravos e Rosas’ quer estatuto de utilidade pública
Em declarações ao Correio de Azeméis, Liliana Tavares, presidente do grupo, referiu que é “mais um passo. Estamos a dar entrada dos papéis todos para obter esse reconhecimento. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido na sociedade”.