3 Jul 2023
MUSEU REGIONAL DE CUCUJÃES PROMOVEU ‘14º ENCONTRO DE CONCERTINAS’
O Museu Regional de Cucujães promoveu o ‘14º Encontro de Concertinas, um evento que teve a sua primeira edição há 17 anos e que no passado sábado voltou a alegrar Cucujães após três anos de interregno devido à pandemia.
O auditório do Centro Cultural de Cucujães foi o palco escolhido para uma noite que decorreu ao tom da tradição. Os primeiros a subir ao palco fora os alunos da ‘Escola de Concertinas do Museu Regional de Cucujães’. Esta escola permite que os principiantes deem os primeiros passos num caminho que poderá culminará no ingresso no ‘Grupo de Concertinas do Museu Regional de Cucujães’, que também subiu ao palco. Atuaram, ainda, o ‘Grupo de danças da concertina de Carregosa’ e o grupo ‘Sons da Terra’ de Oliveira do Hospital. A Azeméis TV/FM acompanhou de perto o evento esclarecendo, nomeadamente, os seus espetadores e ouvintes sobre a diferença entre a concertina e o acordeão. A noite prolongou-se pela noite com as pessoas de hoje a vibrarem ao som de antigamente.
“Há 17 anos fizemos o nosso primeiro encontro de concertina. Foi um sucesso, a população muito nos acarinhou nessa primeira edição. Com essa primeira edição nós criámos a nossa escola de concertinas. Foi um compromisso que a direção do Museu Regional de Cucujães tomou aquando a sua fundação, o de preservar os costumes dos nossos antepassados. Era ao som das concertinas que os nossos antepassados faziam as suas romarias”.
António Neves, presidente do Museu Regional de Cucujães
“Dou aulas em várias escolas, mas neta é onde tenho alunos com mais idade. Ainda há três semanas apareceu-me um aluno com 89 anos e fiquei muito surpreendido. Com 89 anos comprou uma concertina e já está nas primeiras lições. O museu já tem um grupo formado há vários anos, com alguns elementos oriundos da escola, grupo esse que já esteve em França e em Espanha”.
Joaquim Mendes, professor da Escola de Concertinas do Museu Regional de Cucujães