> Evento acolheu jovens da diocese do porto
Realizou-se, este sábado, a primeira festa diocesana missionária para crianças e jovens da diocese do Porto, no seminário de Cucujães.
A festa contou com muita animação durante a tarde, com diferentes atividades para entreter os jovens. Realizaram-se workshops para aprender a “louvar, partilhar, interceder, perdoar e agradecer”, referiu Isabel Sousa, coordenadora do departamento de infância e adolescência missionária.
“Temos cinco workshops onde estamos a fazer uma síntese dos cinco anos que trabalhamos a obras missionárias pontifícias. Em cada oficina temos algumas atividades em grupo (...) Irão ter um momento para falar com missionários que vão contar as suas experiências e onde vão poder fazer as suas perguntas”, explicou.
O convívio contou, ainda, com uma eucaristia presidida pelo bispo auxiliar do Porto, Armando Domingues.
“É educar as crianças e os adolescentes para se preocuparem com os outros meninos, e com aqueles que ainda não conhecem Jesus Cristo. Para sentirem o dever e alegria de partilhar a fé”
Padre Alípio Barbosa, diretor diocesano do secretariado das missões
“Estamos aqui unidos por uma causa, e estamos a mostrar que a igreja também é cumprirmos o que rezamos. Não somos só pessoas que vamos à igreja, mas que tentam melhorar o mundo.”
Beatriz Reis, 16 anos, de São Martinho da Gândara
“Já há algum tempo que falamos entre nós que gostávamos muito de ir em missão. Ir para um país e passar lá algum tempo. Eu acho que deve ser muito gratificante e acabamos por ter uma visão diferente de outros países.”
Rafaela Silva, 17 anos, de São Martinho da Gândara
“É o meu sonho, e da minha avó, um dia ser missionário. Quero, um dia mais tarde, ir pelo mundo espalhar a paz.”
Francisco Pinho, 12 anos, do concelho de Oliveira de Azeméis