19 Jul 2023
OPERADORES NÃO CUMPREM ACORDO COM autarquia
No passado dia 10 de julho, foi a vez de Cucujães ser palco da iniciativa Presidência Aberta, promovida pela autarquia oliveirense. O presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, ouviu os cucujanenses a reivindicar por melhorias na rede viária do concelho.
No final da tarde, Joaquim Jorge, acompanhado pelo seu executivo, reuniu-se com a população no auditório da junta de freguesia. José Guimarães foi o primeiro a intervir afirmando que “quanto a mim a saúde é muito importante para o concelho. Disse-me há três anos que ira fazer um estudo para colocar a rede de água”. O presidente respondeu afirmando que “nós, em Cucujães, temos uma taxa de cobertura, que eu acho que são excelentes comparado com freguesias que não tem rigorosamente nada. O resto da sessão ficou marcada pelas críticas da população ao estado da rede viária, com Ana Costa, Maria Emília e Luciano Santos, todas cucujanenses, a criticar o estado do pavimento em algumas ruas, nomeadamente a rua da Boa Nova e a Rua Ernesto Valente.
Empresas são obrigadas a repavimentar
As empresas que intervêm na via pública, como as que fornecem gás e água, assinaram um protocolo com a autarquia.
“É um acordo imposto, fizemos o regulamento que definiu as regras que os operadores têm que seguir quando intervêm no espaço público. Naturalmente estamos a falar de regras que visam repor os pavimentos em condições de segurança. Há operadores que cumprem outros que não, mas houve uma evolução muito grande em relação ao que acontecia no passado. O nosso regulamento permite pavimentos provisórios, os paralelos que vimos por aí é umas das modalidades, mas depois obriga à reposição definitiva dos pavimentos”.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal