20 Jan 2025
Pindelo Nogueira do Cravo Freguesias
Esta comissão de extinção integra, para além do presidente da junta, “dois elementos dos partidos do PS e do PSD/CDS-PP e mais quatro a cinco cidadãos eleitores recenseados na freguesia, tendo funções como analisar os documentos feitos pelo grupo de trabalho responsável pelo pedido de desagregação e atualizá-los”, conforme explicou o presidente da assembleia de freguesia, Rui Monteiro.
>Assembleia da República aprovou vontade da população
Na manhã de sexta-feira, em plenário, os partidos representados em Assembleia da República aprovaram, com os votos contra da IL e abstenção do CHEGA, a desagregação de 132 uniões de freguesias, repondo um total de 303 freguesias por todo o país. Nogueira do Cravo e Pindelo são duas dessas freguesias que desagregam, no concelho de Oliveira de Azeméis.
Na terça-feira, dia 14 de janeiro, em nova assembleia de freguesia da união de freguesias, que decorreu na Casa das Associações, em Nogueira do Cravo, Gaspar Almeida, presidente da união explicou o que está previsto para o futuro das uniões.
“A lei atual o que prevê é que vai haver uma comissão instaladora para cada uma das freguesias e uma comissão de extinção da União de Freguesias. Cada uma dessas comissões é presidida pelo presidente da junta. Há regras depois para definir como são compostas essas comissões e a junta está em funções até ao momento em que as novas juntas de freguesias serão empossadas”, referiu o presidente da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo.
Esta comissão de extinção integra, para além do presidente da junta, “dois elementos dos partidos do PS e do PSD/CDS-PP e mais quatro a cinco cidadãos eleitores recenseados na freguesia, tendo funções como analisar os documentos feitos pelo grupo de trabalho responsável pelo pedido de desagregação e atualizá-los”, explicou o presidente da assembleia de freguesia, Rui Monteiro.
Ainda de acordo com o presidente da assembleia de freguesia, a partir de junho passam a existir três comissões. Comissão de extinção, mais duas comissões instaladoras para cada freguesia, sendo todas presididas pelo presidente da união de freguesias, Gaspar Almeida.
“É de lamentar que tenhamos estado até à última para esta resolução”
Anabela Gama, líder da oposição (Coligação PSD/CDS-PP) congratulou o resultado final da desagregação, alertando, no entanto, ser “de lamentar que tenhamos estado até à última para esta resolução. Tivemos uma reunião com o presidente da câmara, no qual eu já tinha sugerido que haveriam ali alguns valores que deveriam ser corrigidos, sugeri, na altura, o qual não foi muito bem visto pelos presentes. (…) Neste momento, tenho a congratular termos chegado ao consenso dessa alteração e estarmos neste momento em vias de desagregação que era o que toda a população, quer de Nogueira do Cravo, quer de Pindelo, assim o desejava”, concluiu.
A opinião da população
“A bancada do PSD, ao longo dos tempos até esta parte, foi solicitando algumas assembleias extraordinárias para conseguirmos debater estes problemas, mas estes problemas foram debatidos mais em Pindelo do que em Nogueira, a respeitar aquela grande equipa, que conseguiu fazer um trabalho excelente e que chegou a um ponto que podia ir tudo por água abaixo”
Manuel Rebelo, Ex-presidente da UF Nog. Cravo e Pindelo
“Havia erro ou não havia erro? Esta é a questão”
Domingos Pereira, Nogueira do Cravo
“Não tenho ambições políticas. A minha ambição é que a minha terra [Nogueira do Cravo] e a vossa [Pindelo] progridam e podiam ter progredido com a junção. Eu respeito muito o povo de Pindelo, são nossos irmãos, mas não aproveitámos a oportunidade de sermos grandes. (…) A nossa junta de freguesia é zero. Não foi capaz de aproveitar o número de pessoas de território para nos afirmarmos”
António Rebelo, Nogueira do Cravo
“Eu acho que neste momento não é o momento de caça às bruxas. De facto, é congratular as pessoas que souberam pegar no dossiê, trabalhá-lo e alterá-lo e isso de facto é algo que tem o contributo de todos, de todas as partes. A minha opinião, e sempre transmiti é que acho que a união faz a força e nós unidos somos mais fortes. Acho que a desagregação efetivamente é um erro e é de facto uma perda para todos nós. Acho que a população de Pindelo e de Pinhão se sentiu ao longo de toda esta União, inferiorizada. (…) Há que reconhecer que, efetivamente, Pindelo nunca foi devidamente tratado com o devido respeito nesta União de Freguesias”
Pedro Paiva, Nogueira do Cravo
As respostas do presidente da União, Gaspar Almeida
[A Domingos Pereira]“Essa pergunta já foi respondida muitas vezes. Não havia nenhum erro. Havia uma receita que estava a entrar no local diferente do que devia ser. Na realidade, havia uma diferença do registo, da forma como se estava a registar uma verba, porque o valor do orçamento nada mudou, os nomes são os mesmos, só que temos uma verba registada num sítio diferente”
[A António Rebelo]“Podia começar por elencar as situações em que a junta errou, para não estar a lançar essas suspeitas para o ar, para ficar tudo com a ideia de que a junta realmente não faz nada”
[A Pedro Paiva]“Não é isso que o povo de Pindelo pensa do executivo, não é esse discurso negativista que nós percebemos quando andamos na rua. Penso que isso é um discurso de algumas pessoas, poucas, mas no geral eu acho que as pessoas não têm essa sensação, esse sentimento em relação à junta”
Grupo de pindelenses e nogueirense na Assembleia da República no momento da votação
Na manhã de sexta-feira, pelas 06h00, um autocarro partiu de Pindelo com um grupo de pindelenses e nogueirenses que fizeram questão de estar presentes no momento da votação que decorreu na assembleia.