Em
Correio de Azeméis

5 Apr 2022

“Devem ser os cidadãos a decidir, a união foi imposta”

Nogueira do Cravo Freguesias Exclusivos

Nogueirenses dão opinião sobre União de Freguesias

No programa da Azeméis TV/FM, ‘A sua opinião conta’ teve como tema manter ou desagregar as freguesias de Oliveira de Azeméis. Em debate, a freguesia desta semana foi Nogueira do Cravo, da União de Freguesias Nogueira do Cravo e Pindelo. Amílcar Braga, Manuel Rebelo, Ana Maria Guimarães e Ricardo Rocha explicaram as suas perspetivas sobre o assunto

“Desde sempre achei que não seria boa ideia. Esta decisão veio de cima, como se costuma dizer, mas nós é que conhecemos as realidades de quem está aqui próximo. De facto, a união é bem-vinda em alguns aspetos, mas em termos burocráticos, não sei até que ponto veio facilitar a vida a Nogueira do Cravo e Pindelo. Acho que veio complicar mais, do que propriamente beneficiar (...).”
Ana Guimarães

“Uma união tem de resultar da vontade das partes e tem de ser construída. Haverão sempre pessoas que querem promover a desunião e outras que, pelo contrário, a querem promover. (...) Eu não tenho posição em relação a isso. São as pessoas, que numa reflexão com muita discussão, debate e conhecimento, têm de escolher o caminho que querem, sabendo quais são as implicações de uma e de outra escolha (...).”
Amílcar Braga


“Desde o início, nunca fui a favor da união. (...) Sempre fui contra porque cada freguesia tem a sua identidade. (...) Quando estive na junta de freguesia, lidei com muita gente de Nogueira e Pindelo que queria a desunião das freguesias. Não faz sentido deslocarmo-nos a uma terra vizinha, onde não conhecemos as suas tradições, isso demora anos até que as pessoas se integrem completamente (...).”
Manuel Rebelo  

“Nunca fui muito a favor da união. Uma união normalmente pressupõe uma vontade de ambas as partes de fazer algo em conjunto. O projeto inicialmente foi imposto, logo isso cria algum receio e atrito. (...) A função da autarquia local da junta é ingrata, porque quem está a dirigir se for, por exemplo, mais conhecedor da freguesia de Nogueira, quer queiramos quer não, do outro lado vai ficar a ideia de que quer puxar a brasa à sua sardinha e muitas vezes não é isso que acontece.”
Ricardo Rocha

Luís Bastos, da Mitjavila, não pode estar presente mas enviou-nos a sua opinião
“No que respeita a este tema, acho que deve ser discutido publicamente por as pessoas que estão em cada freguesia que esteja na condição de União.
Além desta condição será necessário alertar os munícipes que nem todas as uniões do concelho de Oliveira de Azeméis reúnem as condições para poderem ser desagregadas, para que tal aconteça existem parâmetros que devem ser cumpridos, e pelo que li, basta pelo menos uma das freguesias da respetiva união não reunir os requisitos, que não será possível a desagregação.
No caso da União de Freguesias de Pindelo e Nogueira do Cravo que é onde resido, legalmente cumpre os requisitos para que possa ser desagregada, mas refiro que devem ser os fregueses a decidir depois de devidamente informados, e analisados todos os prós e contras de desagregação.
Existem responsabilidades antes agregação, que não serão as mesmas neste momento, e como se vai proceder a esta resolução de forma equilibrada, justa  e com bom senso.
Na minha opinião pessoal, depois destes assuntos debatidos, aprovados e regularizados, acho que Nogueira do Cravo e Pindelo tem condições para se desagregar, e na altura da campanha de que percorremos as ruas desta união, os eleitores foram manifestando a vontade da desagregação.”
Luís Bastos
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Rosa Alves é candidata à Junta de Freguesia de Cesar
30/07/2025
Do ensino para as eleições autárquicas
30/07/2025
“Fazemos as festas de La Salette por gosto.”
29/07/2025
Uma máquina do tempo chamada “Banquete del Rey”
28/07/2025
SereniTea já abriu as portas no centro da cidade
28/07/2025
Padeirinhas Sobre Rodas coroada campeã do Bike Challenge
28/07/2025
Campo da Quinta do Barão recebe sunset party no sábado
28/07/2025
Grupo Juvenil é campeão distrital de veteranas
28/07/2025