https://youtu.be/uOjonjV0Iw4
Apesar de atravessar uma fase desafiante, sobretudo a nível financeiro, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) mantém-se empenhado em criar dinamismo durante esta paragem, preparando-se também para quando puderem retomar as suas atividades. “Perdemos alguns apoios, sobretudo do setor privado, ”, afirmou o vice-presidente da direção, Vasco Alves, em entrevista ao programa ‘Desporto em análise’. “Apesar das dificuldades, os dirigentes têm estado à altura deste desafio”, disse. “Os dirigentes do NAC têm feito um esforço muito grande para organizar o clube e a associação, preparando o ‘pós pandemia’”, esclareceu o vice-presidente, ao nomear a aposta na formação e a melhoria das infraestruturas. Com o setor de formação parado, Vasco Alves, admitiu ser “desmotivador”. Com muitas das competições canceladas, os atletas são forçados a fazer uma pausa e “torna-se muito mais complicado regressarem”, explicou. Outro fator desfavorável está relacionado com a captação de atletas, em que os pais sentem-se receosos em colocar os jovens nestes ambientes.
Ainda assim, o NAC tem trabalhado em prol de melhoria das infraestruturas e participado em candidaturas para expansão do seu registo na comunidade, como é o caso do Museu de Atletismo, já mencionado na última edição do Correio de Azeméis. Outra ambição é a construção de um segundo edifício para servir de ginásio e arrecadação, no complexo, que está solucionado “temporariamente com um contentor”. Quanto ao centro de treinos, o NAC tem-se esforçado para garantir “uma manutenção permanente”, com a contratação de uma empresa que faz a limpeza e tratamento do espaço mensalmente.
“Dia 15 de maio, o NAC comemora o 45º aniversário e tentaremos fazer um conjunto de atividade diferentes”, referiu. “A cereja no topo do bolo seria juntar os membros num jantar comemorativo”, do 45º aniversário, confessou Vasco Alves. “Tenho um enorme orgulho em estar neste grupo de trabalho que, apesar destas limitações todas, está sempre a surpreender, não param”, afirmou o presidente do Conselho fiscal, Clemente Pinto, adiantando que procura ajudar e facilitar dentro daquilo que lhe é possível.
Ana Soares
Eva Gonçalves bate recorde pessoal No lançamento do disco

A atleta do Núcleo de Atletismo de Cucujães, Eva Gonçalves, conseguiu, este sábado, mais um excelente feito individual. No decorrer de Provas de Observação no Campeonato Nacional de Lançamentos, que decorreu em Leiria, a jovem atleta bateu o recorde pessoal no lançamento do disco com a marca de 46,00m. O emblema cucujanense congratula, igualmente, o seu treinador Paulo Soares. Enquanto não acaba o confinamento e as competições são limitadas, os treinos continuam e os resultados estão à vista rumo aos objetivos.