13 Oct 2024
Centro Social e Paroquial de Pinheiro da Bemposta celebrou 21 anos e o vice-presidente e fundador do centro, Armindo Nunes, confessou à Azeméis TV/FM que o centro é a "menina dos meus olhos".
O Centro Social e Paroquial de Pinheiro da Bemposta celebrou a 13 de outubro o seu 21º aniversário junto dos seus utentes, colaboradores e amigos. Para além do aniversário, o centro assinalou também a inauguração das obras de remodelação a que o espaço foi sujeito.
Em declarações à Azeméis TV/FM, Armindo Nunes, vice-presidente do Centro Paroquial de Pinheiro da Bemposta e um dos fundadores, classificou estes anos de trabalho como “gratificantes”.
“Esta ideia de criação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), surgiu há mais de 21 anos, foi há cerca de 30 anos. Foi nessa altura que um grupo de pessoas desta terra. Infelizmente todos, exceto eu e o senhor David Tavares da Silva, já partiram, mas nasceu aí a ideia de criar esta estrutura de apoio social da nossa freguesia, tendo sempre por base a igreja”, recordou Armindo Nunes.
Tendo começado com as valências de centro de dia e serviço de apoio ao domicílio, o caminho não foi fácil, conforme contou o vice-presidente da instituição, no entanto, com muito trabalho, a necessidade de evoluir e crescer impôs-se e depois de criada a primeira estrutura, a partir de 2011 nasceu “a resposta mais importante, que é o lar e onde temos capacidade para 35 residentes”, referiu.
“Há situações de idosos que pelo seu estado de fragilidade, falta de apoios familiares e dificuldades, precisam de um lar, nós conseguimos que a candidatura fosse aprovada e conseguimos coragem, que foi precisa muita, para iniciar a obra”, contou “e chegamos à conclusão que se tivéssemos uma casa com o dobro do tamanho também a tínhamos cheia, cada vez mais a necessidades dos idosos são mais evidentes”, revelou. Orgulhoso no passado e empenhado no futuro, Armindo Nunes não escondeu o seu entusiasmo em ter sido um dos fundadores do Centro Paroquial de Pinheiro da Bemposta. “Nós dizemos que a ‘menina dos nossos olhos’ é aquilo que mais nos apaixona e mexe com o nosso interior, e esta casa é a ‘menina dos meus olhos’.”, concluiu à Azeméis TV/FM.
“É com grande alegria e profunda gratidão que nos reunimos para celebrarmos o 21° aniversário do Centro Social Paroquial de Pinheiro da Bemposta. Este é um momento de grande significado, não só pelo percurso que aqui recordamos, mas também porque hoje damos mais um passo importante no futuro da nossa instituição com a inauguração das recentes obras de remodelação. Há 21 anos, esta casa abriu as suas portas com um propósito claro: cuidar e acolher quem precisa, com especial atenção para os mais vulneráveis.”
Sara Almeida, diretora técnica de ERPI
“Ao longo destes 21 anos ajudaram em muito e contribuíram para a nossa comunidade. De muito trabalho, compromisso, responsabilidade e amor. Quem trabalha nesta casa dá de si todos os dias, 24 horas, para darem aos nossos queridos seniores uma boa qualidade de vida.”
Susana Mortágua, presidente da UFPB
“Eu quero transmitir-vos o carinho, a solidariedade, a amizade da assembleia municipal. Mas, dizer-vos particularmente aquilo que sinto, que esta casa é uma bênção para a toda a comunidade que dela pode beneficiar. Abençoada a direção que consegue um equipamento destes, abençoada a câmara municipal que participa, abençoada a junta de freguesia que dos poucos recursos tira do seu orçamento para ajudar e colaborar nestas obras. Isto é uma graça de que todos beneficiamos.”
Amaro Simões, presidente da assembleia municipal
“Os autarcas sentem-se felizes quando têm oportunidade de participar nos momentos importantes da vida das instituições. Este é um momento duplamente importante, estamos a celebrar 21 anos de existência, um percurso absolutamente extraordinário, e estamos a comemorar a inauguração de obras de remodelação que melhoram a qualidade de serviço.”
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal
Instalações requalificadas
Em dia de festa de aniversário foram ainda inauguradas as obras de requalificação que o edifício mais antigo recebeu. Além disto, o espaço exterior também sofreu trabalhos de melhoria e remodelação.
“As obras de requalificação que fizemos no edifício mais antigo, para além de ser uma perfeita integração dos dois edifícios, criou um novo conforto e capacidade de economia de energia, temos melhores condições. Permitiu-nos dar uma melhor prestação de serviço a todos os nossos idosos e também a todos os nossos colaboradores, para lhes dar condições de trabalho que não tinham. Nós temos nesta casa investidos mais de 2,5 milhões de euros. Estas obras de requalificação custaram em torno de 300 mil euros”, explicou Armindo Nunes, em entrevista à Azeméis TV/FM.