Edifício Twins: a nova centralidade da cidade. Com fotos e vídeo

Destaques Concelho

Edifício vai contar com apartamento de tipologia T2, T3, T4, T4 Duplex e ainda uma zona comercial

Depois de diversas altercações em todo o processo (ver resenha histórica abaixo) a parcela de terreno ao lado da rotunda do Rainha, no Largo do Luís de Camões, onde em tempos esteve projetado o ‘Azeméis Gran Plaza’, vai ver nascer o Edifício Twins. Um edifício que vai contemplar a vertente habitacional, zona comercial e ainda um ponto de ancoragem de autocarros.

Localizado no centro da cidade, o novo projeto, da autoria do arquiteto oliveirense Carlos Castanheira, foi apresentado, na passada quinta-feira, numa sessão que decorreu no Hotel Dighton. De acordo com a empresa investidora, a APCL Invest, a nova edificação “destaca-se pela sua identidade única. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para atender às necessidades das famílias modernas, oferecendo um estilo de vida exclusivo e sofisticado.”


De acordo com um dos administradores da APCL Invest, Humberto da Costa Leite, em declarações à Azeméis TV/FM, considerou que este é “um bom investimento” para a cidade de Oliveira de Azeméis, admitindo mesmo que apesar de todos os investimentos terem risco, neste caso, “é praticamente inexistente”, disse.


“Estamos bastante animados, vamos tentar ser rápidos na construção e que os oliveirenses, e não só, possam vir a habitar este edifício”, prosseguiu o administrador, que acrescentou ainda que “a ideia de fazer duas torres iguais vai dar, ao espaço desta rotunda do Rainha e à rua que desce da câmara para a rotunda, um excelente enquadramento e os oliveirenses vão ficar muito agradados com a solução encontrada”, concluiu.


A nova edificação vai contar com dois apartamentos T2, 14 apartamentos T3, 16 apartamentos T4 e dois T4 Duplex. Todos os apartamentos têm incluídos dois lugares de garagem e espaço para arrumos. Além de tudo isto, o piso térreo terá uma galeria comercial/serviços. O Edíficio Twins albergará ainda um ponto de ancoragem de autocarros, junto ao parque de estacionamento Abílio Campos, que no futuro sofrerá também intervenções. A data de início da empreitada está agendada para iniciar em pouco mais de um mês e tem o prazo de execução de 18 meses.

Alguns espaços comerciais serão cedidosà câmara municipal 

Em entrevista à Azeméis TV/FM, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, confirmou que a câmara terá “um conjunto de espaços que lhe vão ser cedidos.” E realçou ainda a construção de mais um ponto de ancoragem de autocarros, uma estrutura “muito importante para nós, que permite recolher e deixar passageiros, que é mais um ‘pick and go’ (ponto de ancoragem) que vamos ter num outro ponto da cidade, como sabem estamos a construir um no mercado municipal, mas teremos ali um muito perto da estação (…).”

Ainda sobre as lojas que serão cedidas à câmara municipal, o edil acrescentou que a intenção é “albergar um conjunto de serviços públicos, mas também respostas que possam surgir de parcerias que estabeleçamos com privados. Nós temos alguns planos para aquelas lojas, vamos naturalmente deixar que o edifício comece a ser construído, que as coisas se consolidem e depois desenharemos para essas lojas diferentes ocupações. Pretendemos é que essas ocupações tragam também dinâmicas importantes para o centro da nossa cidade, tragam a possibilidade de alojarmos respostas que criem também movimento, dinâmicas com o comércio envolvente e, portanto, vamos procurar também ser parte ativa na construção de soluções”, finalizou.

 

“Quando passava por ali sentia sempre necessidade que aquele espaço fosse preenchido.  (…) Quando me convidaram para fazer este trabalho, obviamente, fica-se agradado pelo desafio, o que é bom em ser arquiteto é que todos os projetos são diferentes. É uma nova aventura, é um novo trabalho. Aventura essa que pegámos nela com muita responsabilidade, com muito profissionalismo. Vim ao local, mais uma vez, aí já não como oliveirense, mas como arquiteto e estive a analisar a situação. Muni-me de todos os elementos que habitualmente trabalhamos e fiz uma proposta que foi muito bem aceite pelos clientes. Uma proposta que me pareceu mais adequada ao local, à terra e à cidade. Não é, digamos, preencher o espaço na sua totalidade, podia ter feito mais metros quadrados do que o que estamos agora a propor, mas foi uma proposta que foi muito bem aceite pelos clientes, que perceberam que os metros quadrados às vezes não é tudo, é melhor a qualidade.”

Carlos Castanheira, arquiteto oliveirense desenvolvedor do projeto, à Azeméis TV/FM

Breve resenha histórica 

2007/2009

O ano era 2007 e o Município de Oliveira de Azeméis adquiriu uma parcela de terreno à Prediaz com cerca de 1800 metros quadrados.

O projeto inicial para aquela localização, junto ao Largo Luís de Camões, seria o então ‘Azeméis Gran Plaza’, um investimento da PromoQuatro, uma empresa do grupo Martifer. No total o projeto iria ocupar 6.200 metros quadrados contabilizando com as restantes parcelas de terreno (o antigo mercado provisório, atual parque de estacionamento Abílio Campos) 

Estava previsto inaugurar a empreitada no ano de 2009, tendo a empresa investidora pago cerca de um milhão de euros - de um total de 2,5 milhões de euros- à câmara municipal para adquirir o terreno e iniciar a empreitada, algo que nunca chegou a acontecer, na época justificado pela crise económica que se fazia sentir.

2020

Já com o executivo do Partido Socialista a dirigir o destinos do município, na assembleia municipal de 26 de junho de 2020, anunciava-se uma solução à vista para aquele terreno e que vinha substituir o Azeméis Grand Plaza.

Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, anunciava que tinham chegado a acordo  com a empresa APCL Invest para a construção de um edifício (conhecido agora como Edifício Twins), que iria contemplar a vertente habitacional, uma zona comercial e um ponto de ancoragem de autocarros.

Nessa assembleia foi aprovada, com os votos contra da bancada do PSD, a redução do negócio celebrado com a PromoQuatro que previa, em 2007, a concretização do centro comercial Azeméis Gran Plaza. Assim, pelo valor de 1,2 milhões (valor já entregue anteriormente à câmara municipal), a APCL Invest adquiriu a propriedade do lote 5, uma área de 1.115 metros quadrados, para construir uma “solução que tem a parte habitacional como a parte mais importante, uma parte comercial e uma sugestão para a disponibilização de ‘Pick and Go’ (ponto de ancoragem)” - um sistema de autocarros que deixa e leva pessoas, referiu na época o edil.

2023

A 16 de fevereiro de 2023 o assunto regressa à reunião pública da câmara municipal, onde foi aprovada, com a abstenção dos vereadores do PSD, a minuta do contrato de urbanização onde estão contemplados os direitos e obrigações das partes.

Desta discussão resultou a explicação do presidente da câmara Joaquim Jorge de que ali iria nascer um novo edifício que teria duas torres destinadas a habitação e comércio, e ainda um ponto de ancoragem que funcionará nas traseiras do edifício, junto ao ‘parque de estacionamento Abílio Campos’.

O executivo municipal aprovou, ainda, com a abstenção dos vereadores do PSD, a doação de nove lojas do novo edifício, “um conjunto de lojas que serão entregues em bruto para que a câmara municipal aí instale serviços públicos ou então os concessione a privados. Uma destas nove lojas servirá para termos mais um ponto de bilhética, mais um ponto de espera para os passageiros das várias placas de mobilidade”, como explicou Joaquim Jorge naquela reunião.
Foram ainda aprovadas um “conjunto de obras no espaço exterior que o investidor irá promover em duas zonas. Em primeiro lugar nas traseiras do edifício e na própria ‘rotunda da Rainha’.”

2024

A 17 de outubro do ano corrente, a APCL Invest apresentou oficialmente o Edifício Twins. A empreitada está prevista iniciar em pouco mais de um mês e tem o prazo de execução de 18 meses.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025