Em Oliveira de Azeméis houve 30 ocorrências

Destaques Concelho

Condições meteorológicas adversas sentidas desde terça-feira

Depressão Cláudia atingiu o território português na terça-feira, com chuvas, ventos e trovoadas, provocando estragos em vários pontos do país.

Em declarações prestadas ao Correio de Azeméis, pelas 12h de hoje [sexta-feira], de acordo com Alberto Godinho, coordenador municipal da Proteção Civil, houve 30 ocorrências “derivado às condições meteorológicas adversas sentidas durante o dia de ontem e hoje [quinta e sexta feira], denominada depressão Cláudia, até ao momento, provocaram estragos um pouco por todo o concelho, principalmente ocorrências relacionadas com queda de árvores, deslizamentos de terras, derrocadas de muros, detritos nas vias de circulação”. As freguesias mais atingidas foram a freguesia de Ossela, Ul e Santiago de Riba Ul. Em Cesar, o desabamento do muro no cemitério foi a situação mais complexa, até ao momento das declarações, mais complexa para resolver. Quanto a inundações em casas/comércios, o coordenador municipal garantiu que houve “registo de pequenas inundações prontamente resolvidas.” Até ao momento, não existe registo de feridos.

“A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através das suas equipas operativas encontram-se a trabalhar, em articulação com Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e Fajões, GNR, Juntas de Freguesia, entidades privadas, e população, no sentido de solucionar e repor as condições de segurança de forma mais célere possível. O Serviço Municipal de Proteção Civil continua a acompanhar a evolução dos trabalhos durante as próximas horas, e agradece toda a colaboração”, acrescenta.

De acordo com o comandante dos BVOAZ, António Justino, em declarações prestadas ao Correio de Azeméis, em relação a ocorrências, "nada de especial, nenhuma ocorrência significativa. Houve uma ou outra pequena inundação no dia de ontem [quinta-feira], mas nada significativo".

Já em Ossela, a Rua da Cavada, em S. Martinho, a estrada esteve inundada e interdita a circulação, durante o dia de ontem. De acordo com Raquel Sousa, presidente da junta, em declarações prestadas ao nosso jornal, às 11h, hoje procedeu-se à limpeza da estrada e dos terrenos adjacentes. Também a estrada que liga Ossela a Palmaz teve interdita com algumas pedras grandes, que já foram removidas. A atual presidente afirmou que  "a câmara está a ajudar na limpeza, na Travessa do Comércio, em Vermoim, pois vem terra da zona industrial".

Em Cesar, no cemitério local uma parte significativa do muro de suporte de terras da zona nascente ruiu, devido às condições atmosféricas adversas registadas nos últimos dias e agravadas durante a madrugada e manhã de hoje. “Pedimos imensa desculpa por toda esta situação e incómodo causados, mas tudo estamos a fazer para que os efeitos desta complicada situação sejam os menores possíveis”, refere o comunicado da junta de freguesia. Ao início da tarde, Ângelo Silva, presidente da junta, deu-nos o ponto de situação do cemitério, “neste momento o importante é darmos sequência aos trabalhos já hoje iniciados de limpeza e remoção de escombros, no sentido de dar alguma possível normalidade e dignidade à área afetada.” Referiu ainda que, para início de mandato do novo executivo, “é algo difícil, mas com que naturalmente temos de saber lidar, percebendo que nos vai mudar o rumo e muitos dos planos que tínhamos pensado para este 1º ano de mandato. Tratar-se-á de uma obra de recuperação num local que mexe com sentimentos de pessoas e que por essa sensibilidade, nos vai obrigar a uma série de cuidados acrescidos, não só no modo como se vai fazer, como no tempo em que se terá de realizar.” Agradeceu a ajuda dos serviços e equipa da CMOAZ, pessoal da JF de Cesar, ao ex-presidente Augusto Moreira, ao Sr. Manuel Santos e ao Sr. António Fonseca. Agradece ainda a solidariedade e prontidão em ajudar, por parte do Sr. Pres. Filipe Marques da vizinha JF de Macieira de Sarnes.

Em Pindelo, mais precisamente nos passadiços, houve queda de árvores durante e, por esse motivo, os mesmos encontram-se encerrados. Segundo conseguimos apurar junto do presidente da junta, Manuel Albino, “vão estar fechados por tempo indeterminado, até estar concluída a limpeza do local”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
ACD Azagães suspendeu futsal por falta de pavilhão
20/11/2025
Nem o São Pedro estragou a festa de São Martinho
20/11/2025
Magusto reforçou angariação de fundos em Cesar
20/11/2025
Taberna inaugurada para colocar Currais no mapa e promover os festejos de Santo António
20/11/2025
300 pessoas celebraram o 144.º aniversário
20/11/2025
Convívio de ex-jogadores do Futebol Clube Pinheirense
20/11/2025
107.° aniversário do Armistício da Grande Guerra
20/11/2025
Iniciativa promove o voluntariado em oncologia
20/11/2025