23 Sep 2025
Na segunda edição da Feirinha da Aldeia só foram vendidos produtos produzidos na aldeia de Vilarinho de São Luís
Palmaz> Feirinha da Aldeia
De forma a continuar a colocar Vilarinho de São Luís no mapa das aldeias de Portugal, a Associação Tradições de São Luís organizou a segunda edição da Feirinha da Aldeia, iniciativa que começou em 2023, teve uma paragem em 2024 e regressou em 2025, nas instalações da principal associação da aldeia da freguesia de Palmaz.
Cinco pontos de venda, explorados por produtores locais, e ainda um espaço reservado para o porco no espeto e bifanas compuseram o espaço durante as dez horas do evento (decorreu entre as 09h00 e 19h00).
“Este evento surgiu porque é uma maneira de dar a conhecer a aldeia, e também os produtos aqui produzidos. Todos os produtos vendidos são produzidos aqui na aldeia, nada vem da aldeia”, diz ao Correio de Azeméis Almerinda Amaral, presidente da Associação Tradições de São Luís.
Numa pequena volta pelo recinto encontramos vários produtos hortícolas e fruta à venda. Vimos bananas à venda. A curiosidade foi despertada depois da chamada de atenção de Almerinda Amaral. “Nós até produzimos bananas, não sei se já viu”, disse-nos. Também encontrámos, por exemplo, batatas, o feijão, abóboras e cebolas. Muitas cebolas. “Este ano houve uma grande produção de cebolas”, ouvimos num dos quiosques de venda.
Apesar da variedade de produtos, a quantidade é apenas para consumo interno. “A produção de alimentos é em pouca quantidade. Serve mesmo para consumo próprio dos produtores locais”, avança Almerinda Amaral.
As tradições também estiveram presentes neste evento. Da parte da manhã, da programação da Feirinha da Aldeia constou o passeio de motorizadas que juntou alguns participantes e, da parte da tarde, já na reta final do evento, foi possível assistir à atuação do grupo de concertinas da Turma da Bola de Travanca. Tudo pensado pela Associação Tradições de São Luís para promover a aldeia.