1 Oct 2025
Rui Monteiro, da AD (PSD/CDS), e Manuel Albino, do PS, debateram ideias sobre a freguesia de Pindelo
Debate > Autárquicas Pindelo
A dívida pode ser uma entrave para o desenvolvimento, segundo Manuel Albino, do PS, que diz ser urgente uma nova centralidade. Apesar de ter ideias de projetos, Rui Monteiro (AD - PSD/CDS-PP) quer ouvir primeiro a população que, diz, se tem sentido esquecida pelo poder político.
“Aquilo que nos diferencia é a forma como nós vemos a freguesia e como encaramos as pessoas da freguesia. Nos últimos anos, as pessoas não se tem sentifo escutadas. Não sentem que a sua opinião é bem acolhida e tratada. Queremos ouvir antes de decidir, porque o que aconteceu nos últimos anos é que a maior parte das soluções e das decisões que foram implementadas na freguesia, não tiveram em conta, não consideraram a vontade da população. Exemplo disso é a rua dos Combatentes. A obra está executada, mas toda a gente sabe que, para os residentes, boa parte das soluções, nomeadamente da acessibilidade à própria habitação, não foram as mais conveniente. Assistimos a um tal abandono da nossa freguesia, que que basta só percorrer as nossas ruas para percebermos o que aconteceu. Vamos olhar para os agentes sociais e culturais que dão vida aos nossos espaços, e procurar tentar trabalhar com eles da forma mais articulada. Parece que, de há algum tempo a esta parte, não há quem cuide daquilo que é todos nós. Das nossas bermas, dos nossos passeios, das nossas ruas. Temos casas dos anos de 1700 e de 1800 que estão completamente ao abandono. Comprometemo-nos a devolver à junta de freguesia o valor equivalente a qualquer remuneração ou compensação que o executivo receba no exercício mandato. Em termos de projetos, caso sejam cedidos terrenos, temos o compromisso de criar espaços de lazer, para que a população possa ali permanecer, e que sejam, sobretudo espaços de convívio, e de atração da população”
RUI MONTEIRO (AD/PSD-CDS)
“Eu e a minha equipa pretendemos representar e defender os interesses comuns da freguesia, da sua população, junto às entidades públicas e privadas. Queremos promover a transparência da gestão do seu orçamento. Temos uma dívida de 60 mil euros, e não é fácil pagar a dívida e fazer obra, mas temos de andar para a frente e subir os degraus. Pretendemos dinamizar o site da junta de freguesia. Garantir a limpeza e manutenção dos espaços públicos da freguesia. Desenvolver o projeto para a construção de uma casa mortuária. Proceder ao alargamento do cemitério. Executar melhoramentos na rede viária, incluindo a construção de passeios, melhorando a sinalética para automobilistas e peões. Ambicionamos dar uma nova vida ao edifício da junta de freguesia, e criar uma nova centralidade. É um edifício que já tem 36 anos, e está a precisar de obras, sem dúvidas. Estamos a precisar dessa obra. Queremos criar a Comissão Social de freguesia, assegurando um diagnóstico social que sinalize e encaminhe situações económicas e sociais mais vulneráveis. Pretendemos reivindicar a instalação de novos equipamentos desportivos, e promover o campeonato dos lugares na modalidade de futsal, ou cicloturismo. Pretendemos promover assembleias de freguesia temáticas, especialmente para a juventude, porque, hoje em dia, há poucos jovens a ir às assembleias"
Manuel Albino (ps)