2 Sep 2025
Helga Correia
> Helga Correia (AD) candidata à AM
De Deputada da Assembleia da República a candidata da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis.
Helga Ferreira começou o seu percurso profissional como consultora de seguros, e entrou muito nova para a Juventude Social Democrata, começando aí a sua vida política, ajudando em campanhas eleitorais, que decorreram ao longo dos anos. Em 2015, foi eleita deputada da Assembleia da República, terminando o mandato em abril de 2024.
Causas de Oliveira de Azeméis na Assembleia da República. “Eu olhava para as situações de Oliveira de Azeméis que me eram colocadas com um carinho especial, porque é a minha terra, é a terra que eu nasci, a terra que eu cresci, onde tenho as minhas raízes”
Últimos quatro anos na Assembleia Municipal. “O trabalho de uma Assembleia Municipal e de um deputado municipal, é o de fiscalizar, aprovar ou rejeitar, aquilo que são as propostas da Assembleia Municipal”
Novo projeto. “Esta equipa liderada pelo doutor Pedro de Marques, para a Câmara Municipal, e para mim para a Assembleia Municipal, esta equipa tem a missão de ganhar Oliveira de Azeméis, porque para nós é a hora e estamos com todos, com todas as Juntas de Freguesia, com todas as equipas com o objetivo e o foco de ganhar Oliveira de Azeméis, e construir um futuro melhor para os oliveirenses”
Helga Ferreira não está presente em Oliveira de Azeméis só nas eleições. “Regresso todos os fins de semana (…) não só nos períodos eleitorais, não é só nos períodos eleitorais que as pessoas me veem na festa da aldeia, nos movimentos paroquiais, em todas as freguesias, não é só no período eleitoral”
Calçar os sapatos dos cidadãos. “Se nós conseguirmos calçar os sapatos dos cidadãos, dos oliveirenses, nós vamos conseguir perceber o que é que eles vão querer. Mas, naturalmente, temos que os ouvir. Se não ouvir, nós estamos a decidir sozinhos. E se nós decidirmos sozinhos, não estamos com as pessoas.”
Dialogar com os diferentes partidos. “Eu, como presidente da Assembleia, se assim os oliveirenses entenderem, naturalmente que estou aqui para construir pontes, para ouvir toda a gente, para ter uma atitude que seja imparcial, não vou tomar partido pelo partido A ou partido B, porque a minha função ali, enquanto presidente, será de ser imparcial.”
Mensagem final. “Fomos recentemente a eleições, e quando as eleições são muito próximas, há uma desmotivação para não ir votar, é importante todos votarmos, todos participarmos.”