7 Mar 2022
Já com a presença na Fase de Subida garantida
O empate na receção ao Lourosa não permitiu à Oliveirense chegar ao 1º lugar (Felgueiras perdeu em Montalegre), num dérbi aveirense recheado de golos e de muita emoção. A equipa segurou o 2º lugar e vai lutar pelo regresso à II Liga.
No jogo que encerrou a primeira fase da Liga 3, o Lourosa, que precisava de ganhar e dependia de terceiros para atingir a Fase da Subida, teve, por duas vezes, uma vantagem de dois golos, mas permitiu à equipa da casa, também por duas vezes, chegar ao empate.
A Oliveirense entrou melhor, a jogar no meio campo contrário, mas a faltar inspiração para ameaçar a baliza do adversário. No primeiro contra-ataque (10’), o Lourosa chegou ao golo por Joel Silva que passou, com facilidade, pelos defesas unionistas antes de bater Kadú. A Oliveirense continuou por cima, João Paredes falhou o empate por duas vezes e do outro lado Joel Silva bisou na marcação de um livre de Ricardo Tavares.
A segunda parte foi um festival de golos. Paredes reduziu e João Faria empatou. Quando parecia que a Oliveirense ia partir para a vitória, o Lourosa fez dois golos em dois minutos (78’ e 80’) por Jean Batista. A Oliveirense evitou a derrota com golos de Simão e Luizinho ao cair do pano.
Na próxima fase, a Oliveirense (2º Série A) está na denominada Série 2 e vai defrontar V. Setúbal (4º da B), U. Leiria (1º da B) e Braga B (3º da A). Todas as equipas partem com zero pontos e jogam a duas voltas num total de seis jogos.