16 Oct 2024
O pavilhão do GCR de Ossela e o Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pinheiro da Bemposta foram dos principais locais onde as pessoas se dirigiram para entregar diversos bens ao longo da semana de incêndios que assolou o concelho de Oliveira de Azeméis e a região
Em Ossela e P. Bemposta foram montados centros de logística
Praticamente um mês depois dos incêndios que afetaram a região de Aveiro e, em particular, o concelho de Oliveira de Azeméis, as histórias de interajuda e tenacidade da população oliveirense continuam a surpreender. É o caso da população de Ossela e da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, que montaram verdadeiros centros de logística de distribuição de refeições para bombeiros, diversos elementos da proteção civil e população que andou a combater os incêndios.
Na freguesia de Ossela foram preparados e distribuídos centenas de kits
O pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo de Ossela ao longo de quase uma semana recebeu e distribuiu centenas de produtos alimentares e kits rápidos com sandes e barras energéticas aos bombeiros que andavam no terreno.
A ajuda iniciou-se no primeiro dia de incêndio, sábado (14 de setembro), com a preparação de 190 refeições para diferentes operacionais que estiveram no terreno. Conforme explicou, ao Correio de Azeméis, Susana Rodrigues, secretária da Junta de Freguesia de Ossela e que coordenou a operação, nesta primeira fase a junta de freguesia assegurou uma parte destas primeiras refeições, que foram servidas nas instalações “prontamente” cedidas pelo Grupo Cultural e Recreativo de Ossela. Ainda nesta primeira noite foram feitos mais 80 reforços com kits que continham uma sandes, uma peça de fruta, barritas energéticas, um sumo e água.
A partir daqui a comunidade osselense uniu-se, onde a Comossela, o GCR de Ossela, a Comissão de Festas de S. Pedro e a junta de freguesia lançaram o apelo para a recolha de alimentos e bens, no qual várias pessoas, não só da freguesia, corresponderam positivamente “com uma enorme adesão. Posso dizer que no final do dia de segunda-feira (16 de setembro) foram três carrinhas de nove lugares com todos os bens entregues nos bombeiros de Oliveira de Azeméis”, prosseguiu Susana Rodrigues, que acrescentou ainda que ao longo de todas as noites foram feitos centenas de kits com os vários donativos de bens da população.
Também com a ajuda da empresa de transportes osselense J.Rodrigues, carrinhas de particulares e do GCR de Ossela, os kits e refeições foram distribuídas por Palmaz, Vilarinho de S. Luís, Felgueiras, Albergaria- a -Velha e outros locais onde o incêndio estava ativo.
“Eu queria agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram, a todos que por muito, ou, pouco fizeram chegar o seu contributo. Um agradecimento especial também à minha família, que num dos dias tive 16 elementos da minha família a ajudar, a toda a direção do GCR do Ossela e a toda a população e instituições”, concluiu a secretária da Junta de Freguesia de Ossela.
GCR de Ossela recolheu os animais de companhia e as pessoas em risco
Tiago Almeida, jogador e tesoureiro da direção do GCR de Ossela, em declarações ao Correio de Azeméis, começou por contar que o pavilhão do clube, além da logística das refeições, serviu ainda de apoio aos bombeiros e acolheu todos os animais das zonas afetadas pelos incêndios. “Fomos com uma carrinha buscar todos os animais que conseguíamos, e no dia seguinte fizemos a entrega”, revelou.
O clube ajudou ainda a recolher todas as pessoas que necessitaram de ser evacuadas das suas casas e que foram transportadas para os locais seguros da junta de freguesia e do pavilhão.
“Esta associação não é desportiva, nem só cultural, é um conjunto de coisas. Onde a parte cívica está inserida, acho que não fizemos mais que a nossa obrigação. Temos a sorte de ter um pavilhão próprio, uma viatura própria e pessoas disponíveis para trabalhar e acho que o clube e a direção trabalharam muito bem. Inclusive muitas pessoas que não tinham nada a ver com a associação ajudaram”, concluiu.
União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz serviu mais de 1200 refeições
O Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pinheiro da Bemposta na semana dos incêndios também se transformou num centro de logística de refeições para bombeiros. Foram mais de 1200 refeições que foram distribuídas.
Carlos Pinho, diretor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, em declarações à Azeméis TV/FM, destacou a adesão por parte de toda a comunidade. “Ficamos satisfeitos com a adesão, recebemos muita água e vários produtos entregues pelas pessoas”, referiu.
Susana Mortágua, presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, deixou uma palavra a toda a população que ajudou. “A população foi muito solidária, tivemos oferta de apoio desde particulares a estabelecimentos locais, que se dirigiram por iniciativa própria mostrar o seu apoio e quais eram as necessidades. De facto, houve muita adesão, foi feito tudo para minimizar os danos pessoais e materiais”, concluiu à Azeméis TV/FM.