8 Apr 2025
Legislativas 2025: é possível que a oliveirense chegue à Assembleia da República
Inicialmente em 13.º lugar, o nome da social-democrata passou agora a ser o 12.º da lista da coligação PSD/CDS às legislativas de 2025, pelo círculo eleitoral do distrito de Aveiro. O cumprimento da Lei da Paridade esteve na origem da subida.
A Lei da Paridade estipula que as listas de candidaturas apresentadas para a Assembleia da República devem ter a representação mínima de 40 % de cada um dos sexos. Para o efeito, não podem ser colocados mais de dois candidatos do mesmo sexo, consecutivamente, na ordenação da lista.
Foi o que aconteceu com a lista da coligação PSD/CDS pelo círculo eleitoral de Aveiro. Na lista inicial de nomes, Helga Correia surgia após o candidato do CDS-PP, de Firmino Ferreira e de Gonçalo Breda Marques. Como o candidato escolhido pelo CDS-PP foi Pedro Magalhães, a lista da coligação passou a ter três candidatos consecutivos do sexo masculino.
Assim, de forma a garantir o cumprimento da Lei da Paridade, a coligação decidiu que o nome de Helga Correia subiria uma posição, passando a estar à frente de Gonçalo Breda Marques na lista de candidatos, ocupando, desta forma, o 12.º lugar. Esta subida acarreta a possibilidade de a oliveirense ser eleita deputada da nação, tendo em conta que, se a AD vencer as eleições legislativas, Luís Montenegro, cabeça de lista por Aveiro, passa a não ser contabilizado como deputado eleito.
O mesmo cenário acontece com Emídio Sousa e Silvério Regalado, secretário de Estado do Ambiente e secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, respetivamente. Se a AD vencer as eleições e os sociais-democratas voltarem a desempenhar os cargos que possuem na atual legislatura, deixam também de ser contabilizados como deputados eleitos. Este cenário implica que Helga Correia suba da 12.ª posição, para o 8.º lugar na lista (para efeitos da eleição de deputados do PSD, Pedro Magalhães, do CDS-PP, também não é contabilizado nesta ordenação).
Nas últimas eleições legislativas, a Aliança Democrática conseguiu apenas eleger sete deputados por Aveiro. Ainda assim, em declarações ao Correio de Azeméis, Helga Correia admite que a coligação tem expectativas de poder eleger oito deputados pelo distrito. “Há uma forte expectativa de ser eleita, se a AD obtiver bons resultados. Tendo em conta as sondagens, há probabilidade de conseguirmos eleger mais um deputado [comparativamente às últimas legislativas]”, declarou a oliveirense. A maioria das sondagens desenvolvidas por entidades como a Pitagórica, Aximage, CESOP, Consulmark2 e o ICS/ISCTE têm, de facto, dado a vitória à coligação PSD/CDS a nível nacional.
Com a recusa de Bruno de Aragão de integrar a lista do PS por Aveiro no 11.º lugar e a consequente saída do seu nome da lista de candidatos, os socialistas não elegerão nenhum oliveirense para a Assembleia da República nesta legislatura. Ainda assim, com esta mudança na ordenação dos candidatos da coligação PSD/CDS, existe a possibilidade de os oliveirenses verem Helga Correia de novo na casa da democracia.
Lista atualizada de candidatos da coligação PSD/CDS pelo distrito de Aveiro:
1.º Luís Montenegro
2º Emídio Sousa
3º Paula Cardoso
4º Silvério Regalado
5º Salvador Malheiro
6º Adriana Rodrigues
7º Almiro Moreira
8º Paulo Cavaleiro
9º Carolina Marques
10º Pedro Magalhães (CDS-PP)
11º Firmino Ferreira
12º Helga Correia
13º Gonçalo Breda Marques
14º Pedro Pintor
15º Margarida Alves